esquerda

Nem com Dilma, nem com a direita. Pela mobilização contra os ajustes.

03 Mar 2015 | Para o dia 15 estão sendo convocados atos pelo impeachment de Dilma. Como resposta, a CUT e os movimentos sociais vão convocar no dia 13 um ato em defesa da Petrobras, dos direitos e da reforma política, que na verdade é um ato em defesa do governo Dilma. Nenhum dos atos (...)

Mobilizar até vencer como fizeram os operários do ABC

24 Jan 2015 | 2015 começou comprovando que o país não é mais o mesmo. Seja pela politização, seja pelos ataques dos governos do PT e PSDB, mas principalmente pela disposição demonstrada na importante luta dos operários da Volkswagen que há 9 anos não entravam em greve. Com ajustes importantes (...)

Há 86 anos de seu assassinato

Rosa Luxemburgo: lançar-se para mudar o curso da história

19 Jan 2015 | Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxembrugo era assassinada em Berlim junto a seus companheiros e camaradas. Uma de suas armas prediletas foi a palavra escrita, deixando uma obra extensa: artigos, panfletos de polêmica e teóricos. Depois de mais de meio século de ter suas obras (...)

Podemos, Izquierda Unida e a utopia de reformar o capitalismo

04 Dec 2014 | Após meses de indefinição, há duas semanas Pablo Iglesias apresentou seu programa econômico em um documento redatado pelos economistas Vicenç Navarro e Juan Torres, com o qual pretende disputar a presidência nas eleições gerais de 2015. As propostas não tardaram em receber os (...)

Dilma ruma para a direita. E agora José?

03 Dec 2014 | A presidenta implementa as medidas que criticava em Aécio e Marina, num verdadeiro estelionato eleitoral, e a CUT ainda tem a cara-de-pau de fazer marchas em defesa da "governabilidade". O que fazer?

FRENTE À FALÊNCIA DA ESQUERDA

Por uma política revolucionária dos trabalhadores

02 Dec 2014 | Chamamos os trabalhadores e jovens que estiveram na linha de frente das manifestações de junho e das greves que sacudiram o país a construir uma organização revolucionária.

Debate na Conlutas

"Precisamos organizar desde já a luta contra os ajustes"

02 Dec 2014 | Movimento Nossa Classe defende a encontros de trabalhadores de base desde o início do ano, mas direção majoritária da central rejeita proposta.

Podemos, Gramsci e o populismo

27 Nov 2014 | Um começo que é toda uma confissão de parte: em um gesto muito pouco “populista†e bastante “liberal†, a referência colocada por Iglesias e depois bendita por Errejón é a política do PC italiano depois da Segunda Guerra Mundial. Para os referentes de PODEMOS, que consideram (...)

PSOL E PT "JUNTOS"

A unidade da “esquerda†por mais direitos... junto com o governo do PT

17 Nov 2014 | Como "combater a direita" e lutar por mais direitos sociais junto com os que apoiam um governo e um partido financiado pelas empreiteiras envolvidas nos escândalos da Petrobrás e pelos investidores financeiros que lucram com a dívida pública do (...)

FORTALECE UMA ALTERNATIVA

Veja os vídeos do 1º Encontro Nacional do Movimento Nossa Classe

17 Nov 2014 | Se fortalece uma alternativa para os trabalhadores se organizarem a partir da base, contra as burocracias sindicais, os patrões e os governos, contra toda forma de opressão, pela mais ampla solidariedade de classe e pra lutar por nossos direitos. Se fortalece um novo tipo de (...)

à GUA, AJUSTES E CORRUPÇÃO

Marcelo (Pablito): “Os sindicatos de esquerda precisam se unir para lutarâ€

16 Nov 2014 | 1º Encontro Nacional do Movimento Nossa classe chama a conformação de um encontro de sindicatos e oposições que se coloque na linha de frente da mobilização dos trabalhadores para resistir aos planos de ajustes, defender de uma saída de fundo para a crise da água e combater a (...)

ESQUERDA

Para onde vai o PSOL?

14 Nov 2014 | O crescimento eleitoral do PSOL é também o crescimento da falta de independência frente ao PT e crescimento de visões que querem o preparar para administrar o Estado capitalista. Seus modelos internacionais apontam que caminho que querem (...)