Debates

da FAà SCA ao INCÊNDIO

17 Jul 2013   |   comentários

O blog Iskra promoverá, no mês de julho, o ciclo de seminários “Da faísca ao incêndio: ideias marxistas para a nova etapa de mobilizaçõesâ€

A primeira sessão de debates ocorrerá dia 18 de julho (quinta-feira), em Campinas (Sp), e dia 19 de julho (sexta-feira), em São Paulo.

Acompanhe abaixo a programação para a primeira sessão:

CAMPINAS – 18/07, 18:30h; na Casa de Estudos e Pesquisas Hermínio Sacchetta – Av. Anchieta, no. 51, Centro.

Participe do grupo de estudos de formação marxista teórica e politica. Temos como objetivo debater sobre os elementos constituinte do marxismo e, segundo Vladimir Lenin, suas “três fontes†: histórica, econômica e politica.
O texto-base para as três sessões é a brochura “Três fontes e as três partes constitutivas do marxismo†, escrita por Lenin. (http://www.marxists.org/portugues/lenin/1913/03/tresfont.htm)

Bibliografia complementar:

Para a 1ª sessão – “Parte histórica†:
- Princípios do comunismo, de Engels (1847): texto em forma de entrevista, que Engels elabora as perguntas e respostas, dialogando da maneira mais simples e aguda com os conceitos básicos do marxismo, das classes, e chegando àconclusão do por que lutamos pelo comunismo. (http://www.marxists.org/portugues/marx/1847/11/principios.htm)

Para a 2ª sessão – “Parte econômica†:

- Salário, Preço e Lucro (1865): debate de Marx contra Weston no Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores; Marx parte deste tema para destrinchar outros que ligam com a luta combinada contra todo o sistema capitalista, de maneira bem mais simples e enxuta que n’O Capital, passando por salário, preço, produção da mais-valia, valor e trabalho, etc. (https://www.marxists.org/portugues/marx/1865/salario/index.htm);

Para a 3ª sessão – “Parte politica†:

- Guerra Civil na França, III anexo (1871): sobre a Comuna de Paris e a forma política “finalmente encontrada, de governo dos trabalhadores contra os exploradores e de emancipação econômica dos operários†. Passa por todo o debate de consignas “democrático-revolucionárias†e as bases para o surgimento de um estado de novo tipo, com medidas contra tudo o que mantinha de pé o estado burguês (funcionalismo, exército e polícia). (https://www.marxists.org/portugues/marx/1871/guerra_civil/cap03.htm)


SÃO PAULO – 19/07, 18:30h, Praça Américo Jacomino,49, Vila Madalena [fica em frente a saída do metro Vila Madalena]

Na próxima sexta-feira acontecerá a primeira sessão em São Paulo do ciclo de seminários de formação “Da faísca ao incêndio: ideias marxistas para a nova etapa de mobilizações†, impulsionadas pelo Blog Iskra.
A primeira sessão, intitulada: “Egito, Turquia, Brasil: as lições do ‘Programa de Transição’ para pensar como conduzir essas lutas àvitória†, e buscará fazer uma introdução do clássico “Programa de Transição†, do marxismo de Leon Trotski, dirigente da Revolução Russa e da IV Internacional. Toda a exposição se relacionará, na primeira sessão, com a situação internacional e as últimas mobilizações ocorridas no Brasil e no mundo, buscando traçar um paralelo entre a etapa acirrada da luta de classes vivida na década de 1930 e os primeiros levantes da juventude, a primavera árabe e o emergir inicial da classe trabalhadora, particularmente na América Latina.
Para a mesa, estarão Simone Ishibashii, editora da Revista Estratégia internacional e mestranda em relações internacionais na UNESP e André Bof, estudante de Ciências Sociais da USP. Ambos participaram ativamente dos processos de mobilização ocorridos entre o mesmo de Junho e Julho.

A obra sugerida para a discussão é, portanto, o próprio livro “O Programa de Transição†, de Leon Trotski

Após os seminários, haverá cervejada e música no próprio espaço de política e cultura.

Venha discutir conosco, traga sua visão sobre as manifestações para que reflitamos os novos passos para a juventude e os trabalhadores irem por mais, por uma saída revolucionária!

Artigos relacionados: Debates , São Paulo Capital , Campinas









  • Não há comentários para este artigo