Quinta 18 de Julho de 2019

INTERNACIONAL

Líbia após a morte de Kadafi. Segue a polêmica na esquerda

26 Oct 2011 | O processo líbio, em especial a partir da intervenção da OTAN, abriu um amplo debate na esquerda internacional. A sangrenta morte de Kadadi reavivou este debate em torno do balanço dos acontecimentos até agora e a política a ser levantada pelos marxistas. Nesta nota, disponível (...)

PELA QUEDA REVOLUCIONÃ RIA DE ASSAD

Abaixo a repressão aos trabalhadores e ao povo sírio

05 Aug 2011 | O levante do povo sírio contra o regime de Bashar Al Asad já dura cerca de quatro meses. Cansados da sua situação de miséria e opressão, em que 14% da população de 22 milhões vivem abaixo da linha da pobreza, enquanto 20% dos sírios estão desempregados, os sírios protagonizam (...)

EGITO

Uma nova “Sexta-feira da Ira†em Tahrir

14 Jul 2011 | “Nossa revolução continua†, esta foi uma das principais consignas da última “sexta-feira da ira†no dia 8/7, que convocou centenas de milhares de pessoas em Tahrir para exigir que se acelerem os processos contra Mubarak e seus funcionários, especialmente os policiais acusados (...)

PALESTINA

O Estado de Israel deporta ativistas pacifistas

14 Jul 2011 | Em um escândalo de ressonância internacional, as autoridades israelenses deportaram 38 dos 124 ativistas que lançaram a campanha “Welcome to Palestine†, enquanto os 86 restantes foram detidos nos cárceres de Guivón e Ela, à espera de sua (...)

Debate na Unicamp: Revolta Popular e Intervenção Imperialista nos Países à rabes

03 May 2011 | Nessa quinta, dia 5 de maio, as 14 horas, no Auditório do IEL - Unicamp. Mesa com Simone Ishibashi(LER-QI), Fábio Bosco(PSTU), José Reinaldo(PcdoB) e Pedro Fuentes(PSOL).

VOLTAM OS PROTESTOS NA PRAÇA TAHRIR

Egito: um novo capitulo do processo revolucionário?

24 Apr 2011 | A continuidade dos protestos e onda de greves no Egito representa um dos principais problemas do Conselho Supremo das Forças Armadas. A Instituição que lidera a transição, e que foi durante décadas a garantia de estabilidade do regime, não pode hoje impor uma ordem até o (...)

PANAROMA INTERNACIONAL

A Primavera à rabe Prossegue

18 Apr 2011 | Os processos que combinados fizeram tremer o solo do Magreb e do Oriente Médio na primavera árabe prosseguem. Nesta fase, encontramos os levantes populares – tingidos de espontaneidade e alta radicalização – num momento difícil: as massas insurgidas contra os efeitos objetivos (...)

DEBATE

Que papel cumpre a estratégia da LIT-QI na Líbia?

31 Mar 2011 | É partindo dessa tese que queremos debater as posições apresentadas pela LIT/PSTU – em sua declaração de título “Abaixo a intervenção imperialista! Abaixo Kadafi! Viva a revolução árabe!†– sobre sua lógica política para o conflito que, mesmo à luz da dialética da realidade (...)

UM DEBATE ESTRATÉGICO A PARTIR DA PRIMAVERA à RABE

Novamente sobre a teoria morenista da “revolução democráticaâ€

29 Mar 2011 | A recente onda de levantamentos de massas no mundo árabe teve, entre outros, o mérito de recolocar o debate sobre a revolução, e todos os problemas teóricos e práticos que ela suscita. Em particular, lança nova luz sobre algumas polêmicas estratégicas que – precisamente na (...)

LÃ BIA

Nem ofensiva criminosa da OTAN, nem apoio àentreguista CNT Pela queda revolucionária de Gadafi

28 Mar 2011 | A primavera árabe, tendo a Líbia como ponto nevrálgico, segue se desenvolvendo e entra em um momento de inflexão. Enquanto as bombas “humanitárias†da OTAN chovem do céu líbio massacrando a população, as negociações para a divisão do botim de um futuro regime fantoche que o (...)

As confusões da LIT sobre a Líbia

21 Mar 2011 | Queremos apontar algumas nuances deste importante processo partindo de uma polêmica com a visão da LIT, que em seu último artigo sobre o desenvolvimento do processo revolucionário aberto na Líbia, pela mão de Gabriel Massa, monta sua apreciação dos acontecimentos com graves (...)

FIDEL CASTRO E CHAVEZ CONTRA O POVO LÃ BIO

Apoiando Kadafi não se luta contra o imperialismo

21 Mar 2011 | Diante do processo revolucionário árabe e da guerra civil de frações na Líbia, Fidel Castro e Hugo Chávez respaldaram Muammar Kadafi. O argumento do líder cubano é que o imperialismo busca ocupar a Líbia e ficar com seu petróleo. A ameaça de intervenção imperialista tem que ser (...)

Bahrein

Abaixo a intervenção pró-imperialista da Arábia Saudita no Bahrein

20 Mar 2011 | Enquanto a situação na Líbia entra em um momento de inflexão, os enfrentamentos de massas no Bahrein seguem. As manifestações contra a odiada monarquia sunita de Hamad bin Isa Al Khalifa na capital Manama foram brutalmente reprimidas em 15/03, deixando um saldo de 2 mortos e mais (...)

PRIMAVERA Ã RABE

Não àintervenção imperialista da ONU no Magreb e Oriente Médio

19 Mar 2011 | A intervenção imperialista da ONU nada tem de “humanitária†. Atende aos interesses do imperialismo de defender suas posições na região em sufocar e desviar a primavera árabe. Enquanto cinicamente dizem que intervém para garantir a democracia, os imperialismos que hoje intervém na (...)

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Um dia revolucionário e de luta pelas mulheres da "primavera árabe"

07 Mar 2011 | Não nos deve parecer estranho que as mulheres dos países do norte da à frica e da Península Arábica se apresentaram com força e protagonismo junto aos milhões que tomaram as ruas diante das consequências da crise econômica e a ira contra os regimes ditatoriais e pró-imperialistas. (...)

SE ESTENDE A PRIMAVERA Ã RABE

A Líbia de Kadafi

07 Mar 2011 | No dia 1 de setembro de 1969 o coronel Muammar al-Kadafi encabeçou um golpe militar, com um verniz nacionalista, que terminou com a monarquia do Rei Idris. Apoiados no “Livro Verde†, obra que concentra a obra de Kadafi, o regime se encaminhou ao que o líder líbio chamou de (...)

Relato de uma ativista egípcia

03 Mar 2011 | "Em minha experiência, as mulheres desempenharam um papel crucial em todos os protestos e greves. Sempre quando a violência surge, as mulheres vão à frente e lutam contra a polícia, elas são espancadas tanto quanto os (...)

DECLARAÇÃO DA FT-CI

Perspectivas do processo revolucionário no Egito depois da queda revolucionária de Mubarak

26 Feb 2011 | A classe operária mostrou seu enorme poder nas jornadas de greve que terminaram de selar a sorte de Mubarak e logo após sua queda seguem em pé de luta. É a classe que tem a força social em aliança com os jovens desempregados, as camadas baixas das classes médias e os pobres do (...)

Arábia Saudita

Milhares de greves de trabalhadores na Arábia Saudita

26 Feb 2011 | A Arábia Saudita está sendo sacudida por greves na medida em que o espírito de resistência se espalha pela região. Um socialista na Arábia Saudita relata sobre como as lutas no Oriente Médio estão espalhando-se mesmo contra as ditaduras mais cruéis, que são patrocinadas pelos (...)

A MOBILIZAÇÃO AVANÇA NA Là BIA

O regime de Gadafi está se fraturando

25 Feb 2011 | Hoje, segunda-feira, o levantamento das massas líbias instalou-se na capital, depois de ontem quando as massas se apoderaram mediante uma insurreição da segunda cidade do país, Benghazi, o coração do processo revolucionário em (...)

EGITO FRENTE JORNADAS DECISIVAS

Do nacionalismo ao pró-imperialismo

16 Feb 2011 | Como é possível que as mesmas massas que se propõe derrubar Hosni Mubarak depositem ilusões no Exército egípcio, o principal pilar sobre o qual se sustenta esse regime autocrático? Por seu papel na história não pode deixar de se apreciar a relevância dessa instituição (...)

EGITO PÓS MUBARAK

A chave para o triunfo do povo egípcio e das massas do Oriente Médio está muito além da farsa das Forças Armadas

16 Feb 2011 | Não há dúvida que essa concessão miserável do regime foi uma cartada de efeito para – através de inflar demasiadamente esse triunfo parcial das massas egípcias como se fosse o último objetivo a alcançar – tratar de empobrecer ao máximo o conteúdo deste triunfo; que esse (...)

Mais publicações: 0 | 25