Val Lisboa





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Preparar a luta contra as medidas de “ajustes†anunciadas por Dilma Rousseff

02 Jan 2015 | As centrais sindicais têm que romper com o governo e defender os interesses dos trabalhadores e do povo pobre

PRIMEIRO "AJUSTE" DE DILMA

Dilma Rousseff mostra o que significa ser “mal menorâ€

02 Jan 2015 | Agora, no discurso de posse, a presidente Dilma anunciou que seu segundo mandato estará determinado pelo lema “nenhum direito a menos, nenhum passo atrás†. Mentiras! A presidente Dilma fez a “vaca tossir†e iniciou um “ajuste†contra os trabalhadores e os mais (...)

RELATO DA COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA DOS GARIS NO RJ!

Em Irajá, cumprimentando os vitoriosos garis do Rio Janeiro

11 Mar 2014 | Hoje, na Comlurb de Irajá, fomos eu e Rita cumprimentar os garis pela espetacular vitória obtida com 8 dias de greve. Chegamos, eu e Rita, diretamente de São Paulo, às 5h56min.

EDITORIAL

A potencialidade de uma perspectiva revolucionária no pós-junho

10 Nov 2013 | No último dia 2 de novembro ocorreu em São Paulo um encontro de trabalhadores e estudantes que reuniu mais de 800 pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Amapá, Distrito Federal e Paraíba para refletir sobre as lições de (...)

NACIONAL

As reivindicações de junho continuam como “promessasâ€

08 Aug 2013 | Preparar o mês de agosto, nas ruas, escolas, universidades, fábricas e empresas para impor um plano de luta e conquistar as reivindicações das manifestações de junho

30 ANOS DA GREVE GERAL DE 1983

Sobre greve geral, pelegos e falsificações

13 Jul 2013 | Lembrar da Greve Geral de 1983 nesse momento trata-se de uma necessidade essencial para desmistificar a falsificação que está em curso

EDITORIAL

Junho: um novo país surgiu das maiores mobilizações em décadas

05 Jul 2013 | Depois de junho o Brasil não será mais como antes. O país se levantou e trouxe à tona o falso progressismo do PT, revelando sua submissão aos interesses dos grandes capitalistas e suas relações espúrias com o mais retrógrado da política (...)

EDITORIAL

Primeiras expressões dos limites do “modelo†brasileiro

31 May 2013 | Repetindo o discurso de governo desde o período de Lula, a presidente Dilma Rousseff, em discurso no 1º de Maio, declarou que “o Brasil avançou muito nos últimos anos†e alcançou “recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos (...)

EDITORIAL

Na vida real, segue o país do suor, dos explorados e da violência policial

02 Nov 2012 | Cidades que não podem ser maquiadas: trabalho terceirizado e rotativo, acidentes nos canteiros de obras, endividamento crescente e inflação, transporte caótico e privatizado. Hospitais que adoecem, e uma educação feita sob medida para não se ensinar, e muito menos aprender. (...)

VIOLENCIA POLICIAL

Urnas fechadas, covas abertas para os mortos da PM paulista

02 Nov 2012 | Nos dias de fechamento desta edição, a cidade de São Paulo vive um clima de “guerra†. Na verdade, um clima de terror, e por mais que o governo Alckmin, o secretário de Segurança Pública, comandantes dos órgãos policiais e imprensa tentem criar um clima de “medo†para vender a (...)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Nas eleições, votar contra os capitalistas e o governo burguês dirigido pelo PT, com apoio do PCdoB e da burocracia sindical

18 Sep 2012 | Nessas eleições municipais, mais uma vez querem que acreditemos que através do voto podemos mudar alguma coisa. Todas as promessas, seja dos partidos no governo ou dos oposicionistas, partem de que será possível uma continuidade de melhorias graduais nas condições de vida nos (...)

UMA FRENTE OPORTUNISTA EM BELEM

O PSTU, para eleger um parlamentar, abandona os ensinamentos de Trotsky

17 Sep 2012 | Na cidade de Belém, no estado do Pará, norte do país, o PSOL hegemoniza uma frente eleitoral em aliança com o PCdoB – partido ex-estalinista e cada vez mais pró-burguês, com ministros nos governos Lula e Dilma –, com o cargo de vice-prefeito, contando ainda com o PSTU (Belém nas (...)

EDITORIAL

MAIS vantagens aos empresários, MENOS direitos aos trabalhadores

15 Sep 2012 | A organização independente dos trabalhadores para expulsar a burocracia sindical de suas organizações, a luta ideológica contra o mito do Brasil-potência, a necessidade de agitar grandes campanhas pelos direitos dos trabalhadores e contra os ataques do governo e dos patrões para (...)

PSTU SE ALIA AOS TRAIDORES DA CUT

O vale tudo para ganhar votos nas eleições sindicais dos Correios de São Paulo

06 Dec 2010 | Entre os ativistas da vanguarda que conservam posições combativas a decisão do PSTU de compor uma chapa sindical unificada com dirigentes sindicais governistas e entreguistas que atuam na Articulação Sindical (CUT) e no PT está sendo vista como um grande (...)

DEBATE NA ESQUERDA

Não é possível uma polícia democrática

03 Dec 2010 | A “nova polícia†proposta pelo PSTU se adapta ao clima social e ao senso comum de “limpar†a polícia dos “maus†policiais e acabar com os “bandidos†.

ATO EM HOMENAGEM A LEON TROTSKY

"Enfrentar o lulismo com as bases teóricas e políticas do trotskismo"

27 Sep 2010 | Nossa homenagem a Trotsky, nesses 70 anos de seu assassinato pelas mãos dos stalinistas (no Brasil representados pelo PCB, PCdoB e MR-8), não pode ser outra que reafirmar a convicção política de que a classe operária é a única força que, superando as travas das direções (...)

CONGRESSO DA CONLUTAS E CONGRESSO NACIONAL DA CLASSE TRABALHADORA

Um debate sobre o processo de unificação da Conlutas com parte da Intersindical

23 Apr 2010 | Apresentamos uma contribuição ao debate necessário em torno do caráter , estratégia e prática política que terá esta nova central e a serviço do que estarão estes dois congressos.

PÓS-LULA

A continuidade com Dilma, sem Lula

24 Feb 2010 | Dilma, mesmo ganhando as eleições, poderá navegar em águas turbulentas como Lula surfou as marolas? O pacto entre a burguesia, o imperialismo e as direções sindicais governistas que se formou em torno de Lula será mantido com (...)

ESQUERDA BRASILEIRA

Conlutas e uma parte da Intersindical avançam na fundação de central sindical unificada

23 Dec 2009 | Todas as centrais eram politicamente reconhecidas e existiram até 2008 sem precisar se submeter a qualquer tutela estatal. Com essa lei, tudo muda, e as centrais ficam atreladas ao Estado, o que significa um retrocesso de todas as conquistas políticas (...)

PRIMEIRO APAGÃO DE LULA

Povo arcará com os prejuízos

15 Nov 2009 | O último apagão (10/11) tem sido tratado como problema técnico, meteorológico ou político. Porém, nada se fala do simples fato de que um serviço essencial como a energia elétrica foi interrompido por horas, atingindo 18 estados, milhares de cidades e deixando à s escuras e na (...)

SETE ANOS DE LULISMO-PETISMO

A pobreza segue como marca do capitalismo

07 Nov 2009 | Muita propaganda do lulismo-petismo tenta cravar a falsa idéia de que o país se transformou, que superou a “herança maldita†dos tucanos e está preparado para um futuro glorioso. Puro mito!

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA E GREVES

Brasil: ‘modelo’... de exploração

25 Sep 2009 | Esta recuperação econômica tem permitido que grandes categorias, como os metalúrgicos, reapareçam na cena nacional mostrando sua potência em paralisar grandes indústrias como a Volkswagen, Toyota, GM, impondo mesmo contra os burocratas sindicais partes importantes de suas (...)

NENHUMA CRENÇA NO GOVERNO E NOS PORTA-VOZES DO CAPITALISMO

O pior ainda está por vir

13 May 2009 | Assim é o capitalismo dirigido por Lula, o petismo e a burocracia sindical em aliança com os grandes monopólios nacionais e estrangeiros. Os lucros precisam ser cada vez maiores, mas as bases econômicas para a valorização do capital se retraem – baixa renda dos assalariados, (...)

Mais publicações: 0 | 25