Teoria

CEIP - LEON TROTSKY

Uma ferramenta que deve estar em nossas mãos

20 Nov 2012   |   comentários

Apresentamos o novo site do Centro de Estudios Investigaciones y Publicaciones - Leon Trotsky, da Argentina.

(http://ceipleontrotsky.org/)

Entrevistamos Andrea Robles do CEIP e Leonardo Vásquez e Lúcia Simone da TVPTS que colaboraram no desenvolvimento e desenho do novo site.

Por que decidiram fazer uma nova página na internet?

AR: Centralmente a idéia foi tornar acessível todo o trabalho de investigação e publicação sobre a obra de Leon Trotsky que o CEIP realiza a quase 15 anos em uma situação em que as idéias de Leon Trotsky se tornam mais atuais. A juventude é o fenômeno político mais relevante gerado pela crise capitalista. Esta juventude começa a buscar saídas de superação a um sistema que não lhe da nenhuma perspectiva. Até a sovietóloga liberal Sheila Fitzpatrick afirma que estamos em um momento em que “a julgar pelas entradas no Google, Trotsky segue sendo famoso em todo o mundo†. Em essência nos colocamos em um trabalho em nova escala para tentar ser um ponto de referência para estes leitores nos países de língua espanhola, começando em aproximar estes trabalhos da militância..

LV: O site foi pensado e desenvolvido de maneira militante e não como uma tarefa técnica ou acadêmica. Partimos de um arquivo com grande quantidade de informação que organizamos, programamos e classificamos para que sirva como ferramenta para a militância cotidiana e não somente um site informativo. Estamos frente a responsabilidade de estarmos frente ao site mais importante sobre Trotsky em língua espanhola, tendo em conta que a difusão das novas tecnologias digitais fazem que cada vez mais textos e materiais teóricos possam ser consultados e lidos na internet.

LS: Concretamente a complexidade é que o site integra um arquivo digital e uma biblioteca física que reflete a atividade militante de investigação e publicação de muitíssimos anos. Desde o ponto de vista do desenho foi um desafio pensar uma organização que permita tornar facilmente acessível este enorme universo de informação tanto por sua variedade temática e conceitual como em relação aos distintos formatos em que se encontrava.

De onde partem para realizar este trabalho? Qual o conteúdo da página?

AR: Em 1998 fundamos o CEIP com o objetivo de fortalecer uma instituição que concentra-se um trabalho que envolvesse o conjunto do partido e nossa corrente internacional,a FT, no estudo e na investigação da história da Oposição de Esquerda e da IV internacional e no debate sobre a atualidade da obra de Leon Trotsky. Como resultado fomos editando nossos Boletins e Cadernos e publicamos livros sobre o pensamento de Trotsky como os Escritos Latino americanos, a compilação sobre a teoria da revolução permanente, sobre a Segunda Guerra Mundial, seus escritos sobre economia, os Escritos Filosóficos entre outros. Também digitalizamos obras importantes de difícil acesso como os Escritos de Leon Trotsky )1929-1940) que reúne mais de 1000 artigos e cartas, em sua maioria sobre a construção das distintas seções da IV internacional. Realizamos também um trabalho de estudo, investigação e tradução, já que havia trabalhos de grande importância – junto com O caso Leon Trotsky – que se encontravam inéditos e que disponibilizamos agora em uma nova seção do site, digitalizado em espanhol. Em síntese, o site contem todo o trabalho do CEIP.

LV: No site também se pode consultar o catálogo da biblioteca e hemeroteca para saber que materiais têm no CEIP disponíveis para aqueles que quiserem consultá-los. Assim como na seção arquivo histórico em que apresentamos os periódicos de grupos trotskistas de diferentes partes do mundo entre os anos 30 e 70. Alguns, estão digitalizados como as publicações norteamericanas Fourth International, New International e International Socialism.

LS: A hemeroteca conta com revistas de investigação trotskistas de diversos idiomas. Seus índices, que seguem os temas que as mesmas tratam, se encontram traduzidos e disponíveis no site. Além de uma ferramenta de escolha de temas e conceitos marxistas que permite filtrar e fazer buscas entre os mais de 2.000 artigos de Leon Trotsky, quase 40 livros digitalizados e dezenas de estudos e investigações sobre sua obra.

Que esperam a partir do lançamento da nova página?

LS: É importante que os novos companheiros tomem esta página em suas mãos, tanto para ler e consultar para buscar textos históricos mas também para buscar respostas aos problemas que apresentam os múltiplos fenômenos da nova situação, como também para tomar em suas mãos a tarefa de enriquecer-la e melhorá-la.

AR: O lançamento da nova página esta ligada ao relançamento de toda a atividade do CEIP e que tem como grande eixo de publicação as Obras Escolhidas de Leon Trotsky mas também o sentido que falávamos no começo de uma ofensiva tanto no terreno da apropriação de todo este acervo como na influência que conseguirmos a partir deste.

LV: Sim, neste sentido, este é um ponto de partida para ampliar a colaboração de jovens e intelectuais. E continuar com a difusão da obra de Trotsky e ampliando as investigações elaborações do CEIP.

Artigos relacionados: Teoria , Debates









  • Não há comentários para este artigo