Domingo 22 de Setembro de 2019

Movimento Operário

Propostas do delegado da VarigLog, contra as demissões

02 Jul 2008   |   comentários

O caso da VarigLog está em toda a mídia. Acusando-se uns aos outros, empresários, governantes, dirigentes de estatais e órgãos públicos mostram como a corrupção, descumprimento de leis de soberania nacional e falsificação de documentos são métodos comuns para gerir os negócios capitalistas e que o Estado e suas instituições atuam descaradamente a favor dos capitalistas e políticos patronais. Esta é a democracia dos ricos.

Desde o começo da nossa luta, contamos somente com nossas forças. Os sindicatos da CUT e da Força Sindical, além de abandonarem os trabalhadores àprópria sorte, atuaram como agentes dos empresários e do governo, contra a mobilização dos trabalhadores. O resultado é que já foram centenas de demissões, que se somam às milhares que já ocorreram no setor aéreo nos últimos anos.

Nos mobilizamos em Guarulhos contra os atrasos de salários, elegemos uma Comissão de Trabalhadores que convoca assembléias, respeita a soberania dos trabalhadores e aplica as resoluções. Paralisamos o trabalho e buscamos divulgar nossa luta. Aprovamos em assembléia a proposta de um Encontro Nacional dos Trabalhadores da VarigLog para discutir um plano de luta unificado, mas os sindicatos se negam até mesmo a divulgar a nossa situação aos trabalhadores aeroviários. Diante desse boicote dos burocratas sindicais, os trabalhadores se sentiram sem forças e muitos têm aceitado as demissões. Fica claro que para vencer precisamos expulsar os burocratas dos sindicatos para recuperar essas organizações para a luta.

É partindo dessa experiência que propomos para o Congresso:

- Organizar os trabalhadores em organismos de base, que unifiquem efetivos e terceirizados, para enfrentar a burocracia sindical

- Por uma luta nacional contra as demissões, onde organizemos solidariedade ativa a lutas como a da VarigLog.

- Por uma campanha pela estatização sem indenização e sob administração operária de todas as empresas que fechem ou demitam, como a VarigLog

R. é delegado sindical da VarigLog

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo