Internacional

Policia de Los Angeles assassina brutalmente jovem africano

04 Mar 2015   |   comentários

No domingo passado torbou-se publico um video que mostra sete policiais agredindo um jovem em situação de rua e logo depois o assassinando com mais de cinco disparos.

Este jovem com idade entre 20 e 22 anos, o "Africa", foi abordado desta forma por ser um imigrante africano.

Morava na área de Skid Row que é a que concentra a maior quantidade de população sem teto em los Angeles.

A cada noite centenas de pessoas dormem literalmente nas ruas de pequenas quadras.

Como rotina, a polícia leva gente sem Trento de outras zonas da cidade e as aloja nessa região. Os hospitais pagam aos racistas para que levem os pacientes sem teto (que ainda estado em tratamento) e os abandonam nesta zona. Michael Moore produziu um filme chamado "Sicko", onde mostra-se a área de Skid Row.

Os habitantes de Skid Row vem sendo atacados por décadas, recentemente viram os banheiros químicos com que contavam serem retirados; isto gerou uma boa quantidade de dejetos humanos nas ruas.

A noite, a prefeitura instalou luzes em todo o bairro, que mantem acordadas as pesaoas que dormem na rua. Esta regiao tambem sofre com o trafico de drogas e é onde se leva a cabo a prostituição. Nos últimos tempos, tentou-se deslocar a população de rua da área de Skid Row. Com a ampliação da área central de Los Angeles, a prefeitura aumentou seus ataques a esses residentes. Seu desejo é povoar de brancos ricos uma zona que se encontra hoje muito empobrecida e com uma população muito alta de afrodescendentes.

Existe uma regulamentação municipal na qual as barracas estão permitidas entre as 21h e as 6h da manhã, fora desse horários, a área deve estar sem rastros delas. Segundo a policia de Los Angeles (LAPD), os oficiais estavam na área respondendo a um chamado por roubo.

Existem tesmunhos de que um dos oficiais estava ordenando à frica a abandonar sua barraca, ao que o jovem se negou.

Neste contexto que se procede o assassinato de à frica, que foi assassinado pela policia de los Angeles. No video se pode ver que uma mulher levanta um pau para tentar defender à frica mas é lançada imediatamente ao chão enquanto ele era assassinado a plena luz do dia en frente a uma multidão. Quem é responsável pela morte do jovem é um policial afrodescendente que foi denunciado pelos moradores de Skid Row.

Frequentemente pessoas afrodescendentes são assassinadas por policiais brancos, mas os policiais negros também optam a serviço da supremacia branca. Este acontecimento desatou a raiva, escancarada em uma manifestação na região de Skid Row sob chuva.

Neste momento, estão sendo preparadas manifestações durante a semana, uma delas sera nesta quarta feira em frente as delegacias da LAPD.

Nos últimos meses se desenvolveran mobilizações em diversas regiões e cidades dos Estados Unidos contra a brutalidade e a violência racista da policia, assim como contra as sentenças que absolvem os policiais responsáveis por estes crimes (os mais conhecidos foram os de Mike Brown e de Eric Garner).

Na cidade de Los Angeles, a perseguição, repressão e o gatilho fácil contra homens e mulheres em situação de rua são frequentes, criando todo ano vitimas fatais.

O video pode ser visto aqui.

Artigos relacionados: Internacional , Questão negra , Direitos Humanos , Liberdades democráticas









  • Não há comentários para este artigo