Palavra Operária nº085

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Internacional

II CONGRESSO DO PTR-Ccc Chileno

Realizou-se o II Congresso do PTR – Ccc

Por: Juan Valenzuela, Clase Contra Clase , Pablo Torres, PTR Nos dias 14, 15 e 16 de julho, realizou-se o II Congresso do Partido de Trabalhadores Revolucionários – Classe contra Classe. Reunidos num sindicato do setor alimentício na zona sul de Santiago, dezenas de delegados, quase 200 companheiras e companheiros militantes e convidados provenientes de Arica, Antofagasta, Valparaíso, Temuco e Santiago deliberaram durante três intensas jornadas neste congresso marcado pela enorme luta de 2011 protagonizada pela juventude. II CONGRESSO DO PTR-CcC: A LUTA (...)

GUERRA CIVIL

Síria: seguem os combates, aumenta a crise política

Por: Diego Dalai No dia 8 de agosto, o bairro Saladino – fortaleza dos rebeldes – sofreu, após dias de bombardeamentos, a ofensiva generalizada do exército que nos dias prévios havia concentrado 20 mil efetivos nas periferias de Alepo. APROFUNDAM-SE OS ENFRENTAMENTOS NA Sà RIA

ARGENTINA: Hà QUE TERMINAR COM A SANTA ALIANÇA ENTRE A BUROCRACIA SINDICAL, O ESTADO E AS PATRONAIS

Um burocrata sócio dos Kirchner no banco dos réus

Por: Ruth Werner, PTS Em 6 de agosto começou o julgamento pelo assassinato de Mariano Ferreyra, militante trotskista argentino do Partido Obrero. No banco dos réus estão sentados José Pedraza e 16 acusados, entre os membros da gangue a serviço da burocracia sindical e da chefia da polícia federal que foram cúmplices do ataque. Pedraza foi o principal mandante do assassinato do jovem militante. Se tratou sem dúvidas, de um crime contra toda a classe (...)

ENTREVISTA COM RAUL GODOY, DIRIGENTE DO PTS

Primeiros passos da campanha

No domingo dia 8 de julho se realizou a Conferência Operária Nacional do PTS, no estádio de Ferro, com mais de 4000 companheiros. Trabalhadores e jovens de diversos ramos da produção na Argentina, entre gráficos, metroviários, ceramistas, telefônicos, operários da Alimentação, das automotrizes, têxteis, siderúrgicos, aeronáuticos, docentes, trabalhadores da indústria do citrus, da produção de sabão, estatais e outros, muitos deles delegados classistas nas comissões internas de seus locais de (...)

Nacional

ELEIÇÕES

Um cenário eleitoral que encobre os grandes problemas e desafios para a classe trabalhadora

Por: Leandro Ventura As grandes questões para as quais a classe trabalhadora precisa se preparar para enfrentar na crise capitalista mundial, estão ausentes nesta campanha. Isto não é uma surpresa por parte dos partidos burgueses ou que governam para a burguesia. O PT segue buscando mostrar-se como portador de um “projeto de transformação do país†, ao mesmo tempo em que seu governo prepara duríssimos ataques à classe trabalhadora (reformas sindical, trabalhista e previdenciária) e alia-se ao que há de mais retrógrado (...)

SOLIDARIEDADE AOS LUTADORES

Por uma campanha nacional em defesa dos lutadores e pelo direito de greve

É importante ressaltar que para enfrentar as mobilizações o governo começa a tomar medidas de ataques, como em particular a militarização dos canteiros de obras e o corte de ponto contra os trabalhadores do funcionalismo federal, num plano de ataque ao direito de greve.

OS ESTUDANTES E A GREVE DAS UNIVERSIDADES E FUNCIONALISMO

Por um movimento estudantil que lute em defesa do direito de greve, contra os cortes de pontos e pela unificação nacional da greve do funcionalismo público

Por: Ana Carolina Oliveira , Livia Barbosa Diante da crise mundial e dos ataques preparatórios do governo, a tarefa da juventude e do movimento estudantil, é colocar a força do ativismo estudantil a serviço de defender os servidores públicos em greve. A tarefa colocada é de organizar desde o ME uma ampla solidariedade ativa em cada cidade com o conjunto dos servidores em greve para barrar os cortes de pontos, defender o direito de greve e que todas as reivindicações sejam atendidas. Se atacam um, atacam (...)

A ONDA DE GREVES, COM O FUNCIONALISMO ADIANTE, DEVE AVANÇAR PARA QUE OS CAPITALISTAS PAGUEM PELA CRISE QUE CRIARAM E AS REIVINDICAÇÕES SEJAM ATENDIDAS

O Brasil ‘modelo’ se depara com a crua realidade da crise capitalista mundial

Por: Leandro Ventura Nos momentos agudos da maior greve do funcionalismo federal desde 2003, na renovada repressão a operários do PAC como ocorreu esta semana em Suape, nas crescentes tendências recessivas na economia mundial e também na indústria no Brasil, na inesperada novidade da CUT vaiar um ministro de Dilma, na mais prolongada greve da indústria (45 dias, maior que ados metalúrgicos do ABC em 1979) que protagonizam os borracheiros da Bridgestone em Camaçari na Bahia, mostram-se tendências profundas, iniciais, (...)

ELEIÇÕES RIO 2012

FREIXO: representa uma nova cidade ou uma velha utopia de humanizar o capitalismo?

Por: Leandro Ventura A candidatura Freixo parece uma grande novidade, mas seu discurso é “velho†, já que a “humanização do capitalismo†, retoma velhas experiências de séculos atrás e que mais recentemente remonta aos anos 2000 (com seus fóruns sociais, autonomismo, reformismo que fez surgir um Foro de São Paulo que hoje representa todos os governos da região). O que a realidade de hoje impõe é completamente diferente deste reformismo, pois depois da crise capitalista histórica aberta em 2007 e a quebra do Lehman (...)

Partido

PELA RECONSTRUÇÃO DA IV INTERNACIONAL

Rumo ao III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária

Por: Diana Assunção , Marcelo Tupinambá Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária, integrante da Fração Trotskista – Quarta Internacional. Será um momento onde dezenas de delegados, militantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Marília, Franca, ABC paulista, entre outros estarão reunidos para deliberar e debater as tarefas que temos que nos colocar como revolucionários na atual situação. Contaremos com a presença de delegações internacionais, com Titin Moreira, (...)

Movimento Operário

MOVIMENTO OPERÃ RIO

O conflito da GM frente ao impacto da crise no Brasil

Por: Daniel Bocalini, estudante da Unesp de Marília A ameaça de demissões em massa no complexo industrial da GM em São José dos Campos terminou em acordo, no dia 4 de agosto, entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de SJC e região, ligado à CSP-Conlutas e dirigido pelo PSTU.

MOVIMENTO OPERÃ RIO

Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Especifico (ACE), um projeto de lei de sindicalistas da CUT que entrega nossos direitos

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Há mais de 3 anos o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, dirigido historicamente pela CUT, vem discutindo um projeto de lei conhecido como Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Especifico (ACE)

LUTA DA UNIÃO

Você se lembra da luta das terceirizadas da União na USP? Ela não acabou!

Por: Leticia Parks, estudante de Letras da USP No dia 14 de agosto haverá uma audiência das trabalhadoras da UNIÃO e a USP. Para esse dia chamamos um grande ato, sabendo que não pode haver nenhuma ilusão de que a justiça pode julgar a favor dos trabalhadores, senão por via da mobilização.

A MAIOR GREVE DO FUNCIONALISMO FEDERAL EM ANOS

Unificar as greves contra o ataque ao direito de greve e como preparação aos planos de ajuste da burguesia e de Dilma

Por: Clarissa Menezes A linha dura do governo contra os grevistas não responde somente aos impactos econômicos causados pela greve de algumas categorias, como impactos em setores estratégicos que atuam nos portos e aeroportos; ela é também uma preparação para os futuros ataques que o governo e a burguesia buscarão desferir sobre os trabalhadores.

Teoria

TEORIA - MOVIMENTO OPERÃ RIO

Mais uma importante atividade como parte do curso de formação para trabalhadores sobre o Manifesto Comunista. Participe!

Por: Natalia Viskov, estudante de Letras da USP No curso de formação sobre o Manifesto Comunista realizado pela LER-QI estiveram presentesdezenas de trabalhadores da USP, terceirizados das lutas da Dima, União e BKM (as três principais lutas de terceirizados dos últimos anos na USP), carteiros, metroviários, professores, bancários, além de trabalhadores do ABC e de outras categorias

Direitos Humanos

REPRESSÃO POLICIAL

Mais uma chacina policial em São Paulo

Por: Rafael dos Santos, estudante de Direito da Unesp de Franca Quase um ano depois de uma grande luta levada a frente pelos Durante o mês de junho de 2012 os dados já apontavam dezenas de jovens mortos pela polícia. Há inclusive relatos de vários toques de recolher realizados pela polícia em alguns bairros da periferia.

IMPORTANTE DEBATE NO SINTUSP

Ato-debate por uma Comissão da Verdade na USP reúne cerca de 100 trabalhadores e estudantes no Sintusp

Por: Domenico Colacicco, diretor do Sintusp Na tarde de 9 de agosto, na sede do Sintusp, no campus Butantã, por iniciativa do sindicato se realizou um ato-debate sobre o lançamento da Comissão da Verdade na USP e a luta contra a impunidade dos crimes e criminosos da ditadura militar. Este é um tema nacional que denota duas posições.

Universidades

USP

Até onde irá a ofensiva repressiva de João Grandino Rodas?

Por: Bruno Gilga, estudante de Ciências Sociais da USP Nas últimas semanas dezenas de novas intimações chegaram aos estudantes e trabalhadores da USP, que estão sendo processados por um fraudulento processo administrativo aberto pela Reitoria da USP em face da ocupação da Reitoria em novembro de 2011.