Palavra Operária nº067

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Nacional

GREVE DA USP, UNESP E UNICAMP

Universidade a serviço dos trabalhadores e do povo ou a serviço do lucro e dos capitalistas!

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Mesmo após várias tentativas do CRUESP e em especial de Rodas de quebrar a greve de trabalhadores das universidades estaduais paulistas com o corte de ponto das unidades mais precarizadas da USP, os trabalhadores dão mais um exemplo de força e determinação em lutar pelas suas demandas salariais e em defesa da universidade pública. UNIDADE COM OS TRABALHADORES EM GREVE: O CAMINHO DOS ESTUDANTES PARA A DEFESA DA UNIVERSIDADE EXTRATOS DA FALA DO PROFESSOR LUIZITO DA ECA-USP EM DEBATE OCORRIDO NO (...)

CONGRESSO DA CLASSE TRABALHADORA - CONCLAT

Lutemos por uma política revolucionária na nova central

Com este Manifesto, queremos aprofundar um debate sobre a estratégia, o programa e a prática política que achamos que a nova central deve adotar frente aos desafios que teremos pela frente.

ELEIÇÕES

Dilma, Serra e Marina suas propostas e as reais necessidades dos trabalhadores

Por: Leandro Ventura Mal terminaram de ser enterrados os últimos mortos das enchentes no Rio de Janeiro, os principais candidatos da burguesia, Dilma, Serra e Marina Silva desfilam na TV sobre quais deles seria o melhor administrador e teria o melhor programa para o “desenvolvimento do país†.

DIREITOS HUMANOS

8 anos de Lula: com os torturadores, os arapucas e a impunidade policial

Por: Leandro Ventura Depois de uma intensa campanha liderada pelo ministro da justiça e pelos ministros militares, e apoiada fortemente pela mídia e pela igreja, o III Plano Nacional de Direitos Humanos foi todo transformado em seu contrário. JUDICIà RIO BRASILEIRO DE MÃOS DADAS COM A DITADURA: LUTEMOS EFETIVAMENTE PELO DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE!

Internacional

INTERNACIONAL

Seguimos em defesa das conquistas da revolução cubana!

Por: Simone Ishibashi O debate sobre a questão cubana continua aberto e é chave para os revolucionários, já que se trata de uns dos poucos bastiões –que ainda que deformado, se mantêm- das conquistas revolucionárias das massas latino-americanas. HISTÓRICA REUNIÃO COM A IGREJA CATÓLICA: RAUL CASTRO COM OS INIMIGOS DA REVOLUÇÃO CUBANA

CONTRA OS PLANOS DE AUSTERIDADE DO FMI, DA UE E DO PASOK

Quarta greve geral na Grécia

No dia 20/05, dezenas de milhares se mobilizaram nas ruas da Grécia durante a quarta greve geral do ano contra as medidas de austeridade impostas pelo PASOK (Movimento Socialista Pan Helênico), pelo FMI e pela UE. BLOCO DE ESQUERDA DE PORTUGAL VOTOU CRÉDITOS DE GUERRA CONTRA OS TRABALHADORES GREGOS O DESEQUILà BRIO ECONÔMICO NA GRÉCIA, AS REBELIÕES OPERà RIAS E OS LIMITES DA ATUAL POLà TICA (...)

INTERNACIONAL

As motivações e contradições do Acordo Brasil-Turquia-Irã

Por: Simone Ishibashi “Lula salta para a primeira divisão da diplomacia mundial†, era o título de artigo publicado no jornal alemão Der Spiegel dedicado a analisar o acordo firmado no dia 17 de maio com o Irã, a Turquia e o Brasil.

Movimento Operário

BUROCRACIA DA CTB(PC do B) TRAI MAIS UMA VEZ

Fim da greve da Sabesp

Acabou no dia 31 de maio a greve dos trabalhadores da Sabesp, que reivindicava aumento salarial e lutava por estabilidade para os trabalhadores. O aumento salarial foi de 5,05%, que sequer cobre a inflação. Todos estes anos os acordos coletivos foram rebaixados, os salários só caíram, diversos direitos foram roubados, a exemplo do ATS, da maturidade, etc. Tudo facilitado com a atitude conciliadora da direção do sindicato (CTB/ ASS/ (...)

Movimento Estudantil

LUTA NAS UNIVERSIDADES PARTICULARES

Viva a greve de professores e funcionários da Unicastelo!

No último dia 12 de maio professores e funcionários da Unicastelo do campus de Itaquera iniciaram uma greve que já dura aproximadamente 20 dias.

MOBILIZAÇÃO NA UNESP E UNICAMP

Greve com ocupação na Unesp de Marília! Ainda é tempo de colocar o movimento estudantil das estaduais paulistas de pé junto aos trabalhadores!

Por: Daniel Bocalini, estudante da Unesp de Marília O movimento estudantil das estaduais ainda não resgatou a força que demonstrou na luta contra a Univesp, pela reintegração do Brandão, contra o regime universitário e para expulsar a polícia USP em 2009. Porque o DCE da USP e da Unicamp estão nas mãos do PSOL e são uma completa paralisia. UNICAMP:ENTREVISTA COM Mà RIO “BIGODE†, TRABALHADOR DA UNICAMP EM GREVE TRABALHADORES DA UNESP:FORTALECER NOSSOS AVANÇOS POLà TICOS NA GREVE E A UNIDADE COM OS (...)

Ideologia

DEBATE SOBRE CHINA

Debate sobre a classe trabalhadora e as contradições da China no V Fórum Capital Trabalho na Universidade Federal de Sergipe

Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu na Universidade Federal de Sergipe o V Fórum Capital Trabalho promovido pelo Grupo de Pesquisa Estado, Capital X Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais. O debate teve como tema as contradições entre o capital e os trabalhadores na China, se realizou com a apresentação feita por Simone Ishibashi e contou com a presença de cerca de 200 pessoas entre estudantes e professores da universidade. Leia também: MESA: CAIO PRADO JR E OS DILEMAS DA (...)