Palavra Operária Nº109

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Editorial

Nem PSDB, nem PT: voto nulo por uma alternativa dos trabalhadores

Por: Thiago Flamé O governo Dilma não é garantia do “menos pior†. Frente a uma piora do cenário econômico ela levará adiante os ajustes que os empresários exigem. A única garantia é a organização e a disposição de luta dos trabalhadores e da juventude.

Nacional

Dinheiro na cueca, carne com larva e o voto útil

Por: Daniel Matos Por que o único voto útil possível é o foto nulo? Que todo político ganhe igual a um professor!

São Paulo

Aumenta a falta de água

A água que devia nos abastecer virou um grande negócio privado

Por: Gilson Dantas Acabadas as eleições, se amplia a falta de água para os paulistanos. Alckmin segue culpando São Pedro, mas a verdade é outra.

Brandão chama sindicatos a se mobilizarem contra a falta de água

Por: redação do site Palavra Operária “Precisamos chamar todos os sindicatos a se mobilizarem junto com a população de cada bairro para dar um basta nisso".

Debate com a esquerda

Esquerda

Muito espaço fora do PT, mas muito petismo no PSOL

Por: Leandro Lanfredi O PSOL não usou o espaço midiático para desenvolver as demandas democráticas de junho em um sentido militante: sequer chamando a qualquer nível de organização e ação nas eleições ou depois sobre qualquer dos temas que levou às TVs, fosse LGBT, aborto, drogas.

Partido

A classe trabalhadora brasileira precisa de um novo partido revolucionário

Por: Diana Assunção Queremos abrir o debate da necessidade de construir um novo partido revolucionário da classe trabalhadora no Brasil que possa tirar as lições da experiência de integração do PT à democracia dos ricos bem como do fracasso da esquerda atual.

Movimento Operário

Marília fala sobre a reintegração de mais 23 metroviários! NINGUÉM FICA PRA TRà S!

Por: Marília Rocha, operadora do Metro de São Paulo ! Somente a mobilização e apoio da classe trabalhadora, poderá impor, inclusive juridicamente, o nosso retorno definitivo!

É necessário construir uma corrente nacional de trabalhadores

Por: Leo Andrade , Marcelo Tupinambá O espaço aberto pelo desgaste do PT e das burocracias e por esse novo ativismo operário exige uma corrente que parta da organização de base nos locais de trabalho e avance para romper com o corporativismo, construindo um forte movimento nacional de trabalhadores.

Juventude

USP

Na USP, os estudantes precisam lutar para construir entidades militantes!

Por: Daniel Bocaline, estudante da Letras da USP Convidamos todos os estudantes a debater junto conosco a formação de chapas para por de pé entidades militantes que possam reerguer o movimento estudantil, colocando-o ao lado dos trabalhadores na luta por outra universidade a serviço dos interesses da maioria da população.

Direitos democráticos

Mobilizemos contra a homofobia e o machismo

Por: Virginia Guitzel Passado o primeiro turno das eleições para presidente, uma certeza se generaliza aos LGBT, mulheres e negros: nossos direitos elementares novamente seguem relegados aos interesses das bancadas fundamentalistas e setores conservadores. Enquanto cada dia surge um novo caso escandaloso de assassinato de LGBT, como foi João Donati e agora Geia Borghi, ou mesmo o escancarado desaparecimento de Jandira e sua morte por aborto clandestino, nos debates eleitorais eram disseminados abertamente discursos (...)

Cultura

RESENHA CRÃ TICA

O capitalismo e suas grades

Por: Fernando Pardal Todo preso é um preso político. Essa ideia, que pode parecer estranha a princípio, é demonstrada de formas diferentes por dois ótimos filmes que estão em cartaz em pouquíssimas (não à toa) salas de cinema no país.

Questão negra

A questão negra e as eleições

Por: Marcela Johnson , Pablito Em um país de maioria negra, onde 55% dos votantes são negros e pardos, a discussão sobre políticas para o povo negro pode definir os rumos da eleição.

Internacional

As tensões entre Obama e Erdogan em meio aos protestos contra o governo turco

Por: André Augusto Depois de dois meses de bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, a operação idealizada por Washington tropeça em suas próprias contradições

ARGENTINA

As batalhas de nossa esquerda

Por: Manolo Romano, PTS Neste fim de ciclo a esquerda é um fator atuante. Nas eleições de 2013, atraiu a vontade de quase um milhão e meio de votos que, sem dúvida, foram a expressão de uma camada de trabalhadores e estudantes à esquerda do kirchnerismo, onde supostamente havia uma parede.

Universidade

USP

Depois da heroica greve de 116 dias quais são as tarefas dos trabalhadores da USP?

Por: Pablito Santos, diretor do Sintusp e trabalhador do Restaurante da Física Neste artigo, queremos partir de algumas lições desta heroica batalha de classes para preparar os próximos passos de nossa luta.

USP

É preciso derrubar a estrutura de poder da USP!

Por: Bruno Gilga, diretor do Sintusp Ao longo da greve, os trabalhadores e estudantes da USP puderam fazer uma experiência que deixou ainda mais claro o caráter do regime universitário, e como seus órgãos de poder são inimigos da universidade.

Educação

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO

Entre a Universidade e a Escola: a educação pública em debate

Por: Danilo Magrão , Fernanda Montagner Organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH), no dia 09/10 aconteceu o Encontro de Educação “Entre a universidade e a escola: A educação pública em debate†. Secundaristas, professores da rede pública, estudantes, trabalhadores e professores universitários (USP, Unicamp, Unesp e particulares) discutiram os problemas e desafios da educação pública no Brasil.