Palavra Operária Nº103

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Editorial

EDITORIAL I

A classe trabalhadora pós-junho e as tarefas da esquerda revolucionária

Por: Daniel Matos Junto com a luta pelo direito de manifestação e contra a criminalização dos lutadores, esse deveria ser o objetivo do Encontro nacional do Espaço Unidade de Ação a ser realizado no dia 22 de março em São Paulo: colocando em prática as lições da greve dos garis, construir organizações de base profundamente arraigadas nos locais de trabalho que criem uma nova tradição de solidariedade e uma nova educação não corporativa em amplos setores da classe trabalhadora, de modo a que nenhuma luta mais fique (...)

EDITORIAL II

Nossas batalhas no movimento operário depois de junho e da histórica greve dos garis do Rio de Janeiro

Por: Diana Assunção As jornadas de junho no Brasil abriram uma nova etapa na luta de classes e por isso abriram novas possibilidades para pensar a inserção no movimento operário com as ideias e a prática do marxismo revolucionário. A partir da última Plenária Nacional da LER-QI, que reuniu delegados de vários estados, expressamos neste artigo parte dessas reflexões e como encaramos a tática e estratégia nas batalhas cotidianas no movimento (...)

Nacional

BASTA DE VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA OS NEGROS E POBRES

Não deixemos o assassinato de Cláudia Silva ficar impune

No domingo 16/03 a polícia militar do Rio de Janeiro assassinou brutalmente Claudia Silva Ferreira. Cláudia era uma trabalhadora, negra, terceirizada, auxiliar de serviços gerais, mãe de 4 filhos, moradora de favela Congonha.

50 anos do golpe militar

Conclusões passadas para problemas contemporâneos

Por: Iuri Tonelo Há cinquenta anos atrás se conjurava um dos momentos mais trágicos da história de nosso país: os militares provocavam um golpe e instituíram uma ditadura e um estado de violência, torturas e todo tipo de repressão que ainda vivem na memória de ativistas, militantes e do conjunto dos trabalhadores e lutares do período.

29 ANOS DE DEMOCRACIA DOS RICOS E OS MILITARES SEGUEM IMPUNES

Há 50 anos do Golpe de 64: Punição aos militares e civis envolvidos com a ditadura militar!

Por: Flávia Vale, pela LER-QI Belo Horizonte No dia 1 de abril será realizado em Belo Horizonte o ato contra o golpe militar de 1º de abril de 1964, organizado pela Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais.

Internacional

ENCONTRO NACIONAL DO SINDICALISMO COMBATIVO NA ARGENTINA

Massivo Encontro Sindical Combativo exige paralisação nacional e convoca jornada de cortes e piquetes

Por: PTS, Argentina Ante um auditório de quatro mil pessoas que encheram o estádio de Atlanta, e com a apresentação do delegado do metrô e dirigente do PTS, Claudio Dellecarbonara, começou o Encontro Nacional do Sindicalismo Combativo.

CAMPANHA INTERNACIONAL PELA ABSOLVIÇÃO IMEDIATA DOS PETROLEIROS DE LAS HERAS!

Façamos uma grande jornada a 9/4 pela absolvição dos petroleiros de Las Heras na Argentina

A luta contra a condenação a prisão perpétua de 4 petroleiros de Las Heras na Argentina (a mais dura condenação contra trabalhadores desde 1983) ganha contornos internacionais mais marcantes.

SOLIDARIEDADE ATIVA AOS TRABALHADORES DA PANRICO

Todo apoio àcampanha internacionalista em solidariedade com os trabalhadores de Panrico

Os trabalhadores de Panrico também mostraram sua solidariedade internacionalista, mediante ações concretas. Mobilizaram-se às portas do Consulado argentino em Barcelona, exigindo a absolvição dos petroleiros de Las Heras e enviaram vídeos de solidariedade com as lutas operárias de Kromberg e Liliana na Argentina,

Movimento Operário

NO SINDICATO DE BANCà RIOS DE SP: CHAPA 2 OPOSIÇÃO INDEPENDENTE

Para retomar nossas entidades para a luta de classes

Por: Edison, delegado sindical da Ag. Sete de Abril da CEF