Palavra Operária Nº 052

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Nacional

NÃO PODEMOS ACREDITAR NO DISCURSO DE LULA E DA CUT

A crise não é passageira

Por: Gilson Dantas Nos últimos dias, com o aprofundamento da recessão e das demissões em massa nos EUA, Europa e Japão e com a chegada da crise na China, a fragilidade do sistema financeiro internacional veio à tona mais uma vez.

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009

“Humanizar†o capitalismo, em plena crise mundial?

Criado em 2001 na esteira do forte movimento “antiglobalização†- com sua ala anticapitalista -, que surgiu em Seattle e logo se espalhou pelo mundo, em especial por toda a Europa, no ano anterior, o Fórum Social Mundial buscou desde o início expropriar politicamente aquele movimento espontâneo da juventude.

Movimento Operário

CONTRA OS ATAQUES PATRONAIS

Lutemos por uma saída operária independente para a crise!

Por: Daniel Matos , Leandro Ventura Essa é uma crise estrutural do capitalismo mundial, a mais forte desde a década de 1930, e os capitalistas farão de tudo para defender seus lucros aumentando os ataques sobre a classe operária. Definitivamente temos que escolher: somos nós ou eles!

MOVIMENTO OPERÃ RIO

Entrevista com diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Entrevistamos Eduardo de Oliveira Silva Carneiro, trabalhador da GM de São José dos Campos, diretor do sindicato e integrante da Chapa 1.

Depoimento de um trabalhador da GM

"É possível reverter essas demissões, porque onde tem luta tem conquista e as demissões refletem no comércio interno da cidade. Pra reverter, tem que reduzir a jornada, sem reduzir os salários."

CAMPANHA

Em defesa do SINTUSP, pela readmissão de Brandão e contra os ataques de Serra àUniversidade

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Não é por acaso que a reitoria ataca o Sintusp. Esse é um ataque contra o que nosso sindicato representa, pelas lutas que temos travado nos últimos anos. O Sintusp se destaca não só pela luta em defesa das condições salariais e de trabalho dos funcionários da USP.

Debates

DISCUSSÃO COM OS COMPANHEIROS DO PSTU

É preciso uma estratégia para vencer

Por: Thiago Flamé Com o inicio da crise no Brasil, as organizações operárias, partidos e sindicatos, começaram a delinear seus programas políticos e métodos de ação.

PCO

Fazendo o jogo da burocracia cutista

O Partido da Causa Operária perde todo senso de proporções e o contato com a realidade nacional na sua critica à esquerda trotskista. Na tentativa de esconder sua completa ausência das mobilizações em curso e sua adaptação à direção cutista, o PCO chega ao absurdo de colocar um sinal de igual entre a Conlutas e a Força Sindical, afirmando que são apenas “duas caras da mesma moeda†(...)

Mulher

O PAPEL DAS MULHERES FRENTE À CRISE CAPITALISTA

Unidade das fileiras operárias para triunfar!

Por: Diana Assunção Em 1936, num momento em que os Estados Unidos ainda sentem as consequências da chamada “Grande Depressão†, se torna conhecida a militante Genora Johnson Dolliger, da ala esquerda do Partido Socialista norte-americano, e que mais tarde se aproxima dos trotskistas ingressando no SWP.

Teoria

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA MORTE DE ROSA LUXEMBURGO E KARL LIEBKNECHT

Rosa Luxemburgo e a IV Internacional

No dia 15 de Janeiro de 1919 os dirigentes revolucionários do Partido Comunista Alemão (KPD) fundado no dia 1 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, eram brutalmente assassinados pelo governo da social-democracia de direita, após a derrota do levantamento espartaquista, que se colocava como objetivo a derrubada do governo e a instauração de uma república soviética.

Internacional

ACELERAÇÃO DA RECESSÃO MUNDIAL E UMA NOVA FASE DA CRISE FINANCEIRA

O começo da Segunda Depressão?

Por: Juan Chingo A crise financeira entrou em uma nova fase. Nos EUA o governo teve que sair novamente em resgate do Bannk of America enquanto o Citigroup será dividido.

GAZA

Um massacre com alto custo político para o estado sionista

Por: Claudia Cinatti, PTS Após três semanas de bombardeios contínuos, o Estado de Israel decidiu por um cessar fogo unilateral em 18 de Janeiro, sem reconhecer o Hamas como um interlocutor, e retirar suas tropas da Faixa de Gaza, antes da posse de Barack Obama.

ESTADOS UNIDOS

Obama: "Nova Era" ou continuidade do imperialismo?

Por: Celeste Murillo, PTS Em meio a grandes expectativas dentro e fora dos Estados Unidos, Barack Obama na última quarta feira dia 20/01 fez seu juramento como o 44º presidente norte-americano.