Palavra Operária Nº 038

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Nacional

CRISE DA SAÚDE PÚBLICA

Por um programa dos trabalhadores para responder àcrise

É visível a todos como os governos estão tentando passar a batata quente um ao outro. Agora, quando buscam dar algumas respostas, elas se mostram irrisórias e baseadas na transferência de mais recursos aos empresários para que lucrem ainda mais com a crise (como, por exemplo, o governo Sérgio Cabral alugar 180 leitos de hospitais privados).

BRASIL TELECOM

Lula promove concentração de capitais nas telecomunicações

Por: Thiago Flamé Enquanto escrevemos este artigo, estão em curso os últimos detalhes da negociata que vai criar uma nova mega empresa de telecomunicações com 29,6% do faturamento total das operadoras de telefonia fixa, celulares, banda larga e TV por assinatura. Segundo o governo Lula, a compra da Brasil Telecom pela OI (ex-Telemar) se justifica pois vai criar uma empresa brasileira capaz de concorrer num mercado dominado pelas multinacionais (vide “Quem é Quem†(...)

PRIVATIZAÇÃO DA CESP

Entre a nova ofensiva tucana e o oportunismo petista

Por: Domenico Moreti O Governo do Estado de São Paulo teve que recuar no processo de privatização da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) marcado para o último dia 26 de março. Frente a problemas judiciais, o leilão da primeira das 18 empresas estatais que o governador José Serra pretende privatizar foi adiado.

HÃ 40 ANOS DO ASSASSINATO DE EDSON LUÃ S PELA DITADURA

Esculturas não bastam!

Por: Thiago Flamé Dia 28 de março se completaram 40 anos do assassinato de Edson Luís, no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Entre tantos outros assassinatos e crimes cometidos pelos militares e seus apoiadores, este marcou época, pois foi o estopim do ascenso estudantil e popular contra a ditadura.

CRISE DA SAÚDE PÚBLICA

Epidemia de Dengue: os sintomas cariocas da falência da saúde no país

Por: Clarissa Menezes O governo federal propagandeia que "nunca antes o país cresceu tanto" e anuncia obras do PAC. A mídia notícia lucros recordes. E é justamente no Rio de Janeiro, um estado onde se concentram obras do PAC e a receita advinda do alto preço do petróleo, que surgem sintomas de uma crise da saúde como parte da miséria geral e cotidiana a que grande parte dos trabalhadores e dos pobres em todo o país estão (...)

Movimento Operário

LEI DE RECONHECIMENTO DAS CENTRAIS SINDICAIS

Um ataque àautonomia sindical

Por: Jaime Caribé No dia 31 de março – aniversário de 44 anos do golpe militar que instaurou a ditadura, a intervenção nos sindicatos, a perseguição aos sindicalistas e lutadores, com prisões, torturas e mortes – um golpe contra os trabalhadores e suas organizações foi perpetrado.

GREVE DOS CORREIOS

Mais uma TRAIÇÃO do PCdoB e do PT

Por: Luciana Machado Dia 31 de março estourou mais uma greve convocada pela Federação Nacional dos correios (Fentect) sob forte pressão dos trabalhadores, já que o governo Lula e a direção da empresa não cumpriram o acordo da greve passada: pagar o valor integral da periculosidade (30% do salário), que é uma reivindicação elementar dos carteiros frente à péssima condição de trabalho e ao alto risco que correm nas (...)

Mulher

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento no Brasil do livro Pão e Rosas

Nos dias 28 e 29 de março, realizaram-se na PUC-SP e na Fundação Santo André as atividades de lançamento do livro Pão e Rosas – Identidade de gênero e antagonismo de classe no capitalismo, publicado pelas Edições Iskra.

Juventude

UNIVERSIDADE

V Congresso da USP na encruzilhada: armadilha ou um eixo de mobilização para golpear o regime universitário?

Por: Flávia Valle Uma das conquistas parciais da greve e ocupação da Reitoria da USP foi o V Congresso de estudantes, professores e funcionários que está marcado para 26 de maio. Queremos abrir uma discussão sobre o que tem que ser este congresso e qual estratégia traçar para que não seja um Congresso qualquer, mas que sirva para organizar os estudantes e trabalhadores para impor nossas demandas a partir da mobilização e golpear o regime universitário da (...)

ENTREVISTA SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL

Lições dos últimos processos e perspectivas

O movimento estudantil segue protagonizando lutas nesse ano. O Jornal Palavra Operária entrevistou Felipe Campos, estudante da Ciências Sociais da PUC-SP, com o objetivo de abrir um debate sobre as lições que devem ser tiradas dos últimos processos e sobre as tarefas do momento.

DECLARAÇÃO DA LER-QI

Todo apoio àocupação da UnB!

Há 40 anos da heróica luta dos estudantes da UnB pelo Território Livre, não poderia haver melhor homenagem do que o movimento estudantil da UnB sair novamente á luta depois de todos os escândalos de corrupção da reitoria da UnB, com a demanda de Fora o reitor Thimothy Mulholland, pela democratização da universidade e outras demandas específicas. Exigimos o imediato atendimento das reivindicações, repudiamos as ameaças de repressão policial e a chantagem da reitoria que chegou a cortar a luz e (...)

Debates

DEBATE COM O PSTU E SUA POLà TICA DE “FRENTE DE ESQUERDA†COM O PSOL

É necessário superar os métodos da esquerda petista e cutista

Por: Daniel Matos , Thiago Flamé Por vezes, na luta cotidiana, companheiros do PSTU expressam acordo político com nossas críticas ao PSOL e ao seu programa, fazendo parecer muitas vezes que as críticas que fazemos à política do PSTU na Frente de Esquerda são de caráter tático e não estratégico.

ELEIÇÕES 2008

Devemos lutar para que o Congresso da Conlutas impulsione uma política operária independente para as eleições de 2008

Nas eleições de 2008, os setores mais avançados da classe trabalhadora e da juventude não podem permitir que se expresse unicamente a política neoliberal dos partidos dominantes (PT, PSDB, DEM-PFL, PMDB etc.).

Internacional

A CINCO ANOS DA GUERRA

O desastre neoconservador da ocupação do Iraque

Por: Claudia Cinatti, PTS No último dia 20 de março se cumpriram cinco anos do início da guerra e ocupação do Iraque. O presidente norte-americano, George Bush, comemorou este aniversário com um discurso diante de quadros militares, no qual afirmou que esta era uma “guerra nobre, necessária e justa†, e reafirmou os êxitos obtidos com a diminuição dos ataques contra as tropas estadunidenses durante o último ano, com o envio de 30.000 soldados adicionais, elevando a 160.000 o número de militares no (...)

CRISE DA ECONOMIA

A crise ameaça o sistema financeiro dos EUA

Por: Juan Chingo Já não existem dúvidas de que os EUA atravessam a maior crise financeira desde a Segunda Guerra Mundial, e já provocou o colapso do quinto banco de investimento norte-americano (Bear Stearns), e, ainda, colocou a maior economia do sistema mundial no que pode ser sua pior recessão em 30 anos.

ARGENTINA

A polarização política na Argentina de Cristina Kirchner, a “teoria do populismo†e a esquerda

Por: Edison Salles Às vésperas do aniversário de 44 anos do golpe contra-revolucionário de 1964, a Folha de São Paulo, órgão geralmente associado às alas democráticas da burguesia paulistana, publicou um editorial sobre a crise então aberta na Argentina que constitui uma peça reveladora da ideologia de certos setores “democráticos†da burguesia brasileira.

Teoria

1968 E O MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL

Algumas velhas idéias para novos combates

Por: Luis Siebel O ano 1968 nunca deixou de criar as mais distintas desavenças em todas as ocasiões em que surgiu como ponto em disputa. Nos seus 40 anos, todas essas vozes foram amplificadas: vemos um Sarkozy discursando que a grande tarefa de seu governo é acabar de vez com as bases criadas em 1968.