Palavra Operária Nº 017

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Nacional

Contra as alternativas burguesas para a crise no governo

Impulsionar um Encontro Nacional para unificar os anti-governistas e anti-burocráticos em uma política independente

Por: Daniel Matos A CUT, o MST, a UNE, a CMP e a CNBB/PS se unificaram em torno de um bloco enorme que reúne praticamente todas as principais direções do movimento de massas no Brasil em uma verdadeira “blindagem†de Lula, que tem como objetivo impedir que a indignação do povo com relação aos escândalos de corrupção saiam do seu controle, ganhem as ruas do país em forma de protestos que podem se voltar contra o (...)

Escândalo do “mensalão†: PT sofre forte golpe e está “nas cordasâ€

Quem te viu, quem te vê: a crise de "representação" do PT

Por: Jaime Caribé Em fevereiro de 2004, o escândalo do Waldogate envolveu em corrupção um assessor direto do então ministro José Dirceu. As eleições municipais aumentaram a quantidade de votos do partido, mas lhe impôs grandes derrotas em São Paulo, Porto Alegre e outras importantes cidades de concentração operária e de classe média.

A crise no PT e a esquerda em uma encruzilhada

Entre testemunhar a ofensiva burguesa e construir uma alternativa operária classista de massas

Estamos vivendo um momento histórico. Os escândalos de corrupção debilitam estrategicamente a relação do PT com o movimento de massas.

Editorial

Escândalos de corrupção, crise no governo Lula, no PT e no congresso

A crise do governo Lula que se aprofunda cada dia mais é assunto em todos os lugares do país, do congresso, às fábricas e bairros populares. Em todos os meios de comunicação a burguesia discute sem vergonha nenhuma a sua própria podridão.

Internacional

Bolívia

Os processos revolucionários da Bolívia e os organismos de duplo poder das massas

As jornadas revolucionárias da Bolívia, que abalaram profundamente o regime de domínio burguês em junho de 2005 obrigarando a burguesia a recorrer ao governo extremamente débil de Rodríguez, trazem à tona o debate estratégico acerca da dinâmica da revolução.

As novas Jornadas Revolucionárias de Junho

Por: Eduardo Molina Durante um mês, a Bolívia se viu envolvida por um gigantesco processo de mobilização de massas, que levou à queda do Presidente Mesa e frustrou a tentativa da direita de tornar Vaca Díez presidente em Sucre, tudo em meio a uma aguda crise política e duras lutas nas alturas do regime burguês.

Para Chirac, o tiro saiu pela culatra

Terremoto político no coração da Europa

Depois de uma intensa e exaustiva propaganda estatal e midiática de grande envergadura a favor do “sim†, levada a cabo pela maioria do establishment político e sindical francês de direita e de centro-esquerda, o “não†acabou ganhando.

Bolívia

É necessário que os trabalhadores brasileiros apóiem as demandas do povo boliviano de nacionalização do gás e expropriação da Petrobras Bolívia

Uma das principais demandas levantadas pelos trabalhadores e o conjunto das massas na Bolívia é a nacionalização do gás. A Bolívia possui uma das maiores reservas de gás do mundo, que atualmente é explorada por empresas transnacionais, como a brasileira Petrobras (3ª maior exploradora) e a espanhola Repsol.

Juventude

Reforma Universitária

Direções governistas se unificam ainda mais em torno do novo ante-projeto do governo

Por: Marília Rocha No dia 30 de maio o MEC apresentou a 2ª versão do ante-projeto de Lei da Reforma Universitária. A UNE, mais uma vez, saiu comemorando mais este ataque ao movimento estudantil, como se fosse uma conquista.

Movimento Luta de Classes

A necessidade de uma política classista e o papel da juventude trabalhadora

Por: Mara Onijá O Luta de Classes, Movimento Revolucionário da Juventude Trabalhadora, foi lançado no último 1o de maio, com a presença de mais de 150 pessoas, entre trabalhadores da USP, PUC, Sabesp, Correios, metalúrgicos, bancários, cobradores de ônibus, judiciários, químicos, gráficos, do comércio, escritórios, etc.

Batalha de Florianópolis e a luta pelo passe-livre

Batalha de Florianópolis e a luta pelo passe-livre

Por: Adriana Midorikawa Desde que foi decretado o aumento das tarifas de ônibus, no dia 30/05 em Florianópolis, pelo prefeito Dário Berger (PSDB), a cidade não foi mais a mesma. Bloqueios de ruas, avenidas e pontos centrais da ilha e manifestações que chegaram a organizar 3 mil estudantes secundaristas, foram os principais métodos utilizados na luta contra o aumento da passagem.

Ideologia

Conheça a Casa Socialista de cultura e política

A poucas quadras da Estação Brás do metrô, neste antigo bairro operário da cidade de São Paulo, funciona a Casa Socialista de cultura e política, um lugar aberto ao debate de idéias marxista, à organização política e cultural e à confraternização dos trabalhadores, da juventude, de estudantes e artistas.

Lançamento da revista Crítica Marxista na Casa Socialista

No dia 12 de junho, a Casa Socialista de cultura e política organizou uma atividade de lançamento do vigésimo número da revista Crítica Marxista.

À clandestinidade do aborto, algumas pagam com dinheiro... outras com a vida!

Por: Flávia Valle , Miriam Rouco O debate sobre o direito ao aborto levanta diferentes opiniões. Por motivos éticos, religiosos e políticos se enfrentam os que são a favor e contra essa velhíssima prática que as mulheres têm recorrido historicamente para decidir sobre a interrupção de sua gravidez.

Movimento Operário

Entrevista

Um primeiro balanço da campanha salarial e os próximos passos

"As paralisações aconteceram inicialmente como parte da luta pela reposição salarial, contra as perdas provocadas pela inflação. Inicialmente, reivindicávamos 13% de reposição, que correspondia à recuperação do salário real de 2001, além de outras reivindicações."

Antineoliberalismo e anticapitalismo

Algumas reflexões a partir da luta dos trabalhadores terceirizados da USP

Em meio à agitação política que tem marcado as campanhas salariais dos trabalhadores da USP nos últimos anos, esse ano um novo elemento irrompeu, a princípio de maneira semi-espontânea, e logo ganhando o apoio consciente de um setor do Sindicato dos Trabalhadores da USP, dos trabalhadores avançados da universidade e dos estudantes reunidos no bloco A Plenos Pulmões.

Balanço e perspectivas da luta contra a reforma sindical

Por: Daniel Matos Precisamos aproveitar a crise no governo e no PT e o desgaste da imagem do Congresso em função dos escândalos de corrupção para fortalecer a luta contra a reforma sindical. O enfraquecimento do governo e as divisões dentro do PT são uma oportunidade para que possamos combater sua influência sobre as massas.