Nacional
Contra as alternativas burguesas para a crise no governo
Impulsionar um Encontro Nacional para unificar os anti-governistas e anti-burocráticos em uma polÃtica independente
Por: Daniel Matos A CUT, o MST, a UNE, a CMP e a CNBB/PS se unificaram em torno de um bloco enorme que reúne praticamente todas as principais direções do movimento de massas no Brasil em uma verdadeira “blindagem†de Lula, que tem como objetivo impedir que a indignação do povo com relação aos escândalos de corrupção saiam do seu controle, ganhem as ruas do paÃs em forma de protestos que podem se voltar contra o (...)
Escândalo do “mensalão†: PT sofre forte golpe e está “nas cordasâ€
Quem te viu, quem te vê: a crise de "representação" do PT
Por: Jaime Caribé Em fevereiro de 2004, o escândalo do Waldogate envolveu em corrupção um assessor direto do então ministro José Dirceu. As eleições municipais aumentaram a quantidade de votos do partido, mas lhe impôs grandes derrotas em São Paulo, Porto Alegre e outras importantes cidades de concentração operária e de classe média.
A crise no PT e a esquerda em uma encruzilhada
Entre testemunhar a ofensiva burguesa e construir uma alternativa operária classista de massas
Estamos vivendo um momento histórico. Os escândalos de corrupção debilitam estrategicamente a relação do PT com o movimento de massas.
Editorial
Escândalos de corrupção, crise no governo Lula, no PT e no congresso
A crise do governo Lula que se aprofunda cada dia mais é assunto em todos os lugares do paÃs, do congresso, à s fábricas e bairros populares. Em todos os meios de comunicação a burguesia discute sem vergonha nenhuma a sua própria podridão.
Internacional
BolÃvia
Os processos revolucionários da BolÃvia e os organismos de duplo poder das massas
As jornadas revolucionárias da BolÃvia, que abalaram profundamente o regime de domÃnio burguês em junho de 2005 obrigarando a burguesia a recorrer ao governo extremamente débil de RodrÃguez, trazem à tona o debate estratégico acerca da dinâmica da revolução.
As novas Jornadas Revolucionárias de Junho
Por: Eduardo Molina Durante um mês, a BolÃvia se viu envolvida por um gigantesco processo de mobilização de massas, que levou à queda do Presidente Mesa e frustrou a tentativa da direita de tornar Vaca DÃez presidente em Sucre, tudo em meio a uma aguda crise polÃtica e duras lutas nas alturas do regime burguês.
Para Chirac, o tiro saiu pela culatra
Terremoto polÃtico no coração da Europa
Depois de uma intensa e exaustiva propaganda estatal e midiática de grande envergadura a favor do “sim†, levada a cabo pela maioria do establishment polÃtico e sindical francês de direita e de centro-esquerda, o “não†acabou ganhando.
BolÃvia
É necessário que os trabalhadores brasileiros apóiem as demandas do povo boliviano de nacionalização do gás e expropriação da Petrobras BolÃvia
Uma das principais demandas levantadas pelos trabalhadores e o conjunto das massas na BolÃvia é a nacionalização do gás. A BolÃvia possui uma das maiores reservas de gás do mundo, que atualmente é explorada por empresas transnacionais, como a brasileira Petrobras (3ª maior exploradora) e a espanhola Repsol.
Juventude
Reforma Universitária
Direções governistas se unificam ainda mais em torno do novo ante-projeto do governo
Por: MarÃlia Rocha No dia 30 de maio o MEC apresentou a 2ª versão do ante-projeto de Lei da Reforma Universitária. A UNE, mais uma vez, saiu comemorando mais este ataque ao movimento estudantil, como se fosse uma conquista.
Movimento Luta de Classes
A necessidade de uma polÃtica classista e o papel da juventude trabalhadora
Por: Mara Onijá O Luta de Classes, Movimento Revolucionário da Juventude Trabalhadora, foi lançado no último 1o de maio, com a presença de mais de 150 pessoas, entre trabalhadores da USP, PUC, Sabesp, Correios, metalúrgicos, bancários, cobradores de ônibus, judiciários, quÃmicos, gráficos, do comércio, escritórios, etc.
Batalha de Florianópolis e a luta pelo passe-livre
Batalha de Florianópolis e a luta pelo passe-livre
Por: Adriana Midorikawa Desde que foi decretado o aumento das tarifas de ônibus, no dia 30/05 em Florianópolis, pelo prefeito Dário Berger (PSDB), a cidade não foi mais a mesma. Bloqueios de ruas, avenidas e pontos centrais da ilha e manifestações que chegaram a organizar 3 mil estudantes secundaristas, foram os principais métodos utilizados na luta contra o aumento da passagem.
Ideologia
Conheça a Casa Socialista de cultura e polÃtica
A poucas quadras da Estação Brás do metrô, neste antigo bairro operário da cidade de São Paulo, funciona a Casa Socialista de cultura e polÃtica, um lugar aberto ao debate de idéias marxista, à organização polÃtica e cultural e à confraternização dos trabalhadores, da juventude, de estudantes e artistas.
Lançamento da revista CrÃtica Marxista na Casa Socialista
No dia 12 de junho, a Casa Socialista de cultura e polÃtica organizou uma atividade de lançamento do vigésimo número da revista CrÃtica Marxista.
À clandestinidade do aborto, algumas pagam com dinheiro... outras com a vida!
Por: Flávia Valle , Miriam Rouco O debate sobre o direito ao aborto levanta diferentes opiniões. Por motivos éticos, religiosos e polÃticos se enfrentam os que são a favor e contra essa velhÃssima prática que as mulheres têm recorrido historicamente para decidir sobre a interrupção de sua gravidez.
Movimento Operário
Entrevista
Um primeiro balanço da campanha salarial e os próximos passos
"As paralisações aconteceram inicialmente como parte da luta pela reposição salarial, contra as perdas provocadas pela inflação. Inicialmente, reivindicávamos 13% de reposição, que correspondia à recuperação do salário real de 2001, além de outras reivindicações."
Antineoliberalismo e anticapitalismo
Algumas reflexões a partir da luta dos trabalhadores terceirizados da USP
Em meio à agitação polÃtica que tem marcado as campanhas salariais dos trabalhadores da USP nos últimos anos, esse ano um novo elemento irrompeu, a princÃpio de maneira semi-espontânea, e logo ganhando o apoio consciente de um setor do Sindicato dos Trabalhadores da USP, dos trabalhadores avançados da universidade e dos estudantes reunidos no bloco A Plenos Pulmões.
Balanço e perspectivas da luta contra a reforma sindical
Por: Daniel Matos Precisamos aproveitar a crise no governo e no PT e o desgaste da imagem do Congresso em função dos escândalos de corrupção para fortalecer a luta contra a reforma sindical. O enfraquecimento do governo e as divisões dentro do PT são uma oportunidade para que possamos combater sua influência sobre as massas.