Palavra Operária Nº 007

CONTATO ler-qi@palavraoperaria.org

Nacional

O significado da aliança com o PMDB e a reforma ministerial

Por: Ronaldo Fonseca O último feito da política nacional de importância para a correlação de forças sociais e políticas foi a reforma ministerial realizada pelo governo Lula/PT, com o objetivo de iniciar a recomposição dos poderes governamentais. Tentamos desde uma perspectiva de classe, compreender o significado da reforma e o que está por trás destes movimentos.

"Euforia do crescimento" prepara ataques aos trabalhadores

Por: Alberto Aguirre O governo Lula, o PT e a maioria da burguesia e seus economistas têm feito todo um alarde em torno de um suposto “crescimento econômico†de 3,5% a 4% para o Brasil em 2004. No entanto, esse “crescimento econômico†que eles projetam para 2004 não significará de forma alguma à diminuição do desemprego, à recuperação da renda ou à diminuição das condições de miséria em que vive a (...)

Novo Partido

Polêmica sobre o Novo Partido

Por: Edison Salles Após a expulsão dos “parlamentares radicais†do PT e a ruptura de intelectuais de peso com esse partido, o lançamento no dia 19/1 de um manifesto assinado por esses setores – agora organizados como Esquerda Socialista e Democrática (ESD) – e o revés que o PSTU sofreu em sua política de ocupar o espaço à esquerda do PT, têm se delineado com maior clareza as diferentes estratégias para a construção de um novo (...)

Juventude

Reforma universitária privatista pró-Banco Mundial

Contra a reforma universitária do governo Lula, lutar por uma universidade a serviço dos trabalhadores, dos camponeses e do povo pobre

A lógica das reformas do governo Lula é retirar dos trabalhadores e da classe média, para dar aos setores mais concentrados da burguesia brasileira e do imperialismo. A reforma das universidades que vem sendo discutida nos gabinetes de ministros e reitores é mais uma prova desse profundo conteúdo reacionário das reformas implementadas pelo governo Lula e pelo PT.

Internacional

Bolívia

Mesa e o Congresso preparam novos ataques amparados na trégua do MAS

Por: LOR-CI, Bolívia Após o levante de outubro e a trégua dada pelo conjunto das direções sindicais e políticas do movimento de massas ao governo ilegítimo de Mesa, nas últimas semanas voltou a aumentar a tensão política e a polarização entre as classes.

Convulsão política no Haiti

Por: Basílio Abramo Ao fechamento desta edição, se desenvolve uma impressionante convulsão política no Haiti. Desde o final do ano passado, um enorme repúdio da população vem se crescendo produto de que o presidente haitiano tem levado o país cada vez mais à miséria ao seguir as ordens de Washington, e esta é a base dos conflitos políticos que vem sacudindo o país, até explodir na atual convulsão contra o governo de Jean Bertrand (...)

Fraude da Parmalat

Contra o golpe dos capitalistas da Parmalat: confisco dos seus bens e cadeia aos fraudadores

Por: Jaime Caribé A Parmalat, na Itália, sofreu intervenção do governo. O governo Lula nada fez, reproduzindo o discurso de que a Parmalat no Brasil era uma empresa sólida e estava livre da quebra da matriz. Logo se descobriu que era justamente via a Parmalat no Brasil que os capitalistas desse grupo organizavam todas as maracutaias e desvios de recursos.

América Latina sob o domínio de Washington

O falso discurso da "soberania nacional"

Por: Basílio Abramo Desde a V Reunião Ministerial em Cancun, em setembro do ano passado, passando pela Conferência Ministerial em Miami, em novembro, e a Cúpula das Américas em Monterrey, em janeiro, até a recente reunião do Comitê de Negociações Comerciais em Puebla, países como Brasil, Argentina e outros, vêm tentando rediscutir os termos das relações comerciais com os países centrais, o que está levando a certas tensões externas e (...)

Itália

Os grevistas atropelam a burocracia

Por: Lucas Pizzuti, PTS As lutas dos trabalhadores dos transportes na Itália exigem uma nova radicalidade. Em 9 de janeiro os trabalhadores do transporte, organizados em coordenadoras e pelos chamados sindicatos de base (Cobas, Cub, RdB) e contra a vontade dos sindicatos tradicionais (CGIL, CISL e UIL), realizaram uma bem sucedida paralisação.

Homenagem

Homenagem a Lênin, aos 80 anos de sua morte

Por: Inácio Chaia, do Centro Marx Engels de Pesquisa e Publicações (CEMEPP) , Luis Siebel “O marxismo encontrou sua expressão histórica mais elevada no bolchevismo†. A frase de Trotsky, cunhada no auge do termidor stalinista (1937), é a expressão enfática do significado para o marxismo da experiência prática do proletariado russo na primeira revolução socialista vitoriosa, e de Lênin, dirigente indiscutível dessa revolução.

Lênin como tipo nacional

O internacionalismo de Lenin não necessita defesa. Sua característica diferenciada é o rompimento irreconciliável, nos primeiros dias da guerra mundial, com aquela falsificação do internacionalismo que prevaleceu na II Internacional.

Sobre o filme "Adeus Lênin"

Por: Daniela Jinkings O cenário é a Alemanha Oriental, na época da queda do Muro. O filho, para proteger a mãe que ficara oito meses em coma em decorrência de um enfarte e que era grande entusiasta do “socialismo†ali existente, decide não revelar a ela a queda do muro e a restauração capitalista. Para isso, reconstrói no apartamento da família o cenário da Alemanha Oriental antes da queda do Muro, numa farsa que, à medida que a saúde da mãe progride, se torna cada vez mais (...)