Domingo 16 de Junho de 2019

PUC-SP

Núcleo de estudos sobre o pensamento e a obra de LEON TROTSKY

05 May 2006   |   comentários

Trotsky em sua atividade política comunista sob a égide da Revolução Russa de 1917 transformou-se em uma figura central da história do século XX e o mais destacado representante do marxismo revolucionário após a morte de Lênin.

Trotsky, como incansável combatente diante da contra-revolução stalinista na URSS, como organizador da Oposição de Esquerda e posteriormente da IV Internacional, nos legou junto a seu exemplo de dedicação àcausa da revolução a preciosidade de seu pensamento revolucionário e a continuidade da obra de Marx, Engels e Lênin na época de decadência do capitalismo.

Nesse primeiro período do núcleo de estudos, queremos começar a enfocar as idéias de Trotsky, que cobriram da filosofia àpolítica; da análise da economia mundial ao estudo das particularidades nacionais russas, francesas, espanholas, inglesas; da arte e literatura universal àtática militar proletária frente àguerra civil ou àguerra mundial imperialista.

A partir da análise marxista do primeiro processo revolucionário na Rússia, as jornadas de 1905, Trotsky iniciou o desenvolvimento de uma teoria capaz de fornecer a chave para o desenvolvimento de todas as revoluções do século vinte, de sua dinâmica interna, seus impasses e até mesmo dos fatores que poderiam levar, na ausência do triunfo da revolução em escala mundial, àrestauração capitalista.

No momento atual, quando a própria realidade internacional lança por terra o discurso triunfalista burguês que tentou enterrar de vez a perspectiva da revolução social, recuperar o pensamento de Trotsky é apropriar-se de uma ferramenta fundamental para compreender o século que passou e enfrentar com espírito combativo as questões mais candentes postas pela presente realidade. Questões que o pensamento burguês hegemónico nos meios acadêmicos não responde e nem poderia responder.

Nosso objetivo é aportar permanentemente para a recuperação de sua figura e obra. Buscaremos, com essa iniciativa, a difusão de sua obra a partir de traduzir textos inéditos ou pouco conhecidos, e organizar no núcleo uma atividade de pesquisa da história do movimento operário revolucionário no século XX e a recuperação do pensamento marxista.

A partir de maio, toda segunda 18h no Museu da Cultura e aos sábados 14h na Casa Socialista de Cultura e Política ’ Rua Piratininga, 118, Brás.

O núcleo de estudos é uma iniciativa da Liga Estratégia Revolucionária pela Quarta Internacional.









  • Não há comentários para este artigo