Domingo 16 de Junho de 2019

Literatura

Qualquer semelhança entre Brasil e Estados Unidos é mera coincidência!

19 Mar 2015 | à frica, Cláudia Silva Ferreira, Mike Brown, Amarildo Dias de Souza, Eric Garner... E a pergunta que não cala: Por que o senhor atirou em mim?!

Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios: a sede de lucro não respeita a vida

09 Mar 2015 | “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios†invadiu as prateleiras das livrarias e tem levado esse confronto que ocorre no interior do Brasil de forma velada e distante da imprensa aos olhos dos leitores.

Mário Pedrosa: o “arauto das vanguardas†de volta às livrarias

07 Mar 2015 | É num bom momento que a editora Cosac&naify lança, no final deste mês de março, duas bombas contendo escritos do crítico militante Mário Pedrosa.

Pagu: a literatura revolucionária sem rugas

08 Feb 2015 | A reedição do livro Pagu: vida-obra, ocorrida no segundo semestre do ano passado, é um acontecimento editorial que merece neste início de 2015, maior atenção por parte da esquerda brasileira. Organizado por Augusto de Campos, o livro que em 1982 saiu pela Brasiliense foi reeditado (...)

Carlos Contente: o sarcasmo apontado para os opressores

21 Jan 2015 | O novo nome na HQ nacional é Carlos Contente, carioca autor de Claudinho e Adolfo, uma ótima obra em que um Hitler moderno vem ao Brasil e fica maravilhado com a opressão estatal de nosso país

Pierre Broué e as lições da luta pelo bolchevismo

18 Jan 2015 | Pierre Broué foi o mais importante historiador do bolchevismo, tendo dedicado um grande esforço para elaborar diversos trabalhos capazes de demonstrar as ideias, a prática, o percurso histórico desse que, até hoje, permanece sendo o mais importante partido revolucionário que a (...)

Os sons do silêncio

14 Jan 2015 | A escritora desconfia das palavras, “o silencio es mi voz, é mi sombra, minha chave...†, diz. As palavras impõem-se ao silêncio, chegam para explicar, para evocar, para justificar e isso a asfixia.

Carolina de Jesus – uma voz necessária

31 Dec 2014 | Em 2014 completa-se o centenário de Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra e moradora de uma favela a ser reconhecida no Brasil. Sua obra, envolta em muitas contradições, é uma herança fundamental para nós.

Uma resenha sobre a obra de Isaac Asimov

Cuba e as Cavernas de Aço - semelhanças e diferenças

22 Dec 2014 | Isaac, nascido na Rússia em 1920, mas criado e naturalizado norte-americano a partir dos três anos de idade, foi um dos grandes impulsionadores da própria literatura de ficção-científica, sendo o pai do gênero da robótica e ainda transitando entre o espaço sideral e seres (...)

O poeta operário da Foxconn e a voz de uma geração

10 Dec 2014 | Recentemente vieram à tona os poemas de Xu Lizhi, um jovem operário chinês que trabalhava na fábrica onde são montados produtos da Apple, tristemente famosa pelos suicídios de seus operários.

O grito sufocado de Sylvia Plath

04 Dec 2014 | Em 1963 a escritora americana Sylvia Plath lançava seu primeiro e único romance, "A redoma de vidro", no qual, por meio de seu alter ego Esther Greenwood, conta sobre o doloroso processo de uma profunda depressão.

O “México Insurgente†de John Reed cem anos depois

02 Dec 2014 | Há cem anos o jovem jornalista americano John Reed lançava seu primeiro livro, "México Insurgente", sobre a revolução camponesa no México. Sua obra segue sendo um dos mais importantes relatos dessa importante luta.

Machado de Assis e o racismo no Brasil

22 Nov 2014 | A literatura de Machado de Assis é conhecida por sua crítica mordaz. Autor negro, ele deixou ao racismo um espaço bastante dúbio em sua produção.