Quinta 18 de Julho de 2019

Jaime Caribé





TODAS AS PUBLICAÇÕES

FLAKEPET – Ocupar a fábrica novamente para produzir e garantir empregos e salários

12 May 2004 | Depois de três meses ocupando a fábrica, esta foi desocupada pela polícia por ordem judicial em 3 de março. Os trabalhadores passaram dois meses acampados em frente da fábrica sob sol, chuva e ameaça de policiais “à paisana†que agiam como “seguranças†do patrão. Agora, (...)

Fraude da Parmalat

Contra o golpe dos capitalistas da Parmalat: confisco dos seus bens e cadeia aos fraudadores

15 Feb 2004 | A Parmalat, na Itália, sofreu intervenção do governo. O governo Lula nada fez, reproduzindo o discurso de que a Parmalat no Brasil era uma empresa sólida e estava livre da quebra da matriz. Logo se descobriu que era justamente via a Parmalat no Brasil que os capitalistas desse (...)

Um balanço necessário

Romper com a política de conciliação de classes e assumir uma política independente

14 Nov 2003 | Perante a submissão do governo Lula-Alencar e do PT diante do imperialismo, correntes que se reivindicam trotskistas, como o PSTU, a CST, do deputado Babá, e o MES, da deputada Luciana Genro – dirigentes, as últimas, do Bloco dos “radicais†– criticam o governo e fazem (...)

Uma discussão com o PSTU e o "bloco dos radicais"

Para preparar e dirigir a luta operária e popular deve-se romper a capitulação ao petismo

14 Nov 2003 | Para que o tão almejado processo de ruptura com o PT e o governo Lula-Alencar, que ainda está em seus primeiros passos, avance para um curso de independência de classe e não resulte em paralisia e desmoralização da vanguarda e desligamento desta com as massas operárias e (...)

Onze meses de governo Lula

Medidas anti-populares e submissão ao imperialismo

14 Nov 2003 | O governo Lula completa onze meses marcados por medidas antipopulares e recessivas que contrariam toda a esperança e confiança depositada por milhões de pessoas.

Unir e coordenar os trabalhadores por uma política superior

11 Oct 2003 | Infelizmente, os trabalhadores, além da barreira imposta pelos dirigentes sindicais da CUT aliados ao governo e à patronal não encontram uma alternativa que lhe estimule a lutar decididamente.

Uma nova estratégia para enfrentar o governo e a patronal

A situação política exige novos métodos e novos organismos de luta

11 Oct 2003 | Os servidores públicos federais realizaram a primeira luta nacional contra as medidas do governo Lula-Alencar. Contra a reforma da previdência – que era o primeiro teste do governo para confirmar a confiança definitiva da burguesia e do imperialismo –, em quase 40 dias, mais (...)

Servidores públicos definem continuar e ampliar a greve

04 Aug 2003 | No dia 8 de agosto a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) definiu os rumos da greve que comemorava 30 dias. Com euforia e por unanimidade 319 representantes das entidades dos servidores aprovaram a continuidade da greve, reafirmando a posição de ampliar (...)

Patrões iniciam plano de demissões para que trabalhadores paguem a crise

04 Aug 2003 | Em junho passado, dirigentes empresariais ameaçavam com milhares de demissões com o argumento de que a crise econômica se aprofundava e a recessão e os juros altos impediam a reativação da produção. Nesse momento essas ameaças apareciam como uma chantagem patronal para exigir que (...)

Todo apoio àgreve nacional do funcionalismo

06 Jul 2003 | Unir e coordenar milhares de trabalhadores e ativistas, transformando os sindicatos e entidades em comitês de apoio e preparação da greve nacional do funcionalismo público contra a reforma da Previdência, em 8 de (...)

Balanço do VIII Concut

Venceu a estratégia governista na CUT

06 Jul 2003 | Desde a abertura, a direção majoritária da CUT controlou o Congresso para impor sua estratégia de defesa do governo e do programa em aliança com a burguesia nacional e setores do imperialismo, que exige a aplicação das reformas pendentes (principalmente as que atacam os (...)

O PSTU continua procurando uma "esquerda combativa" na CUT

11 May 2003 | A direção do PSTU há muito tempo procura todas as formas para atrair a “esquerda petista†e a “esquerda da CUT†(que, tirando o PCdoB, são quase a mesma coisa). Essa estratégia para “cooptar†essa “esquerda†tem levado o PSTU a capitular cada vez mais à s pressões dos (...)

Congressos estaduais da CUT indicam divisão

Congresso da CUT prepara braço sindical do governo

11 May 2003 | A CUT – Central Única dos Trabalhadores – já está em plena atividade preparatória para o VIII Congresso Nacional em junho. Na última semana de abril e primeira de maio se realizaram 13 Congressos Estaduais, incluindo as principais regiões cutistas de São Paulo, Bahia e Rio de (...)

O PSTU... na encruzilhada

05 Mar 2003 | O último jornal do PSTU (nº 145), no artigo “A CUT na encruzilhada†, define que “a Central [CUT] terá de escolher: ou defenderá os interesses imediatos e históricos dos trabalhadores ou se tornará chapa branca do governo, uma central oficialista, que apoiará as reformas (...)

O papel da CUT no governo Lula-Alencar

A estratégia da conciliação de classes e defesa do capitalismo

05 Mar 2003 | A CUT, que neste ano completará 20 anos, continua mantendo sua “marca†de “central de esquerda†, “combativa†, “classista†. Esses termos são muito utilizados pela esquerda cutista, principalmente o PSTU, para reafirmar a CUT como uma central antipatronal, antigovernamen-tal e (...)

Mais publicações: 0 | 25 | 50