Francisco Pontes





TODAS AS PUBLICAÇÕES

NACIONAL

Podres poderes: mais um capítulo do mensalão

29 Sep 2013 | Sabemos que a corrupção não trata-se de um problema petista. É só olhar o escândalo do propinoduto do metrô, envolvendo o governo tucano Alckmin e a Siemens, que saberemos que os esquemas mafiosos estão no DNA do PSDB, DEM, PMDB e do conjunto dos partidos da ordem desse país. O (...)

BRASIL E EUA

Espionagem e leilões: dependência e subordinação ao imperialismo

29 Sep 2013 | Nas últimas semanas, chamou a atenção da população brasileira a espionagem do governo norte-americano, através de sua Agência Nacional de Inteligência (NSA), aos e-mails da presidente Dilma e da Petrobras. Dilma, em conversa e acordo com Obama, cancelou temporariamente a viagem, mas (...)

MAIS MÉDICOS

Médicos cubanos e saúde precária

07 Sep 2013 | Nas últimas semanas, médicos cubanos chegaram em nosso país através do programa “Mais médicos†do governo federal. A reação dos grandes meios de comunicação, assim como das entidades médicas, foram, em geral, profundamente (...)

EDITORIAL

Unir a juventude e os trabalhadores no próximo dia 30

21 Aug 2013 | As jornadas de junho iniciaram um novo momento em nosso país. Um momento em que milhões de jovens e trabalhadores, que seguiam a vida com empregos precários, endividando-se para ter as coisas, passando horas nos ônibus lotados ou nas filas dos hospitais depois de algum acidente (...)

NACIONAL

Os direitos democráticos, o Estado capitalista e a luta por um governo operário e popular

28 Apr 2013 | Nos últimos meses, diversas mobilizações por todo o país se desenvolvem pela renúncia de Marco Feliciano (PSC-SP). Feliciano ocupa esse cargo atualmente pela divisão de poderes na base aliada do governo Dilma. Além de milhares nas ruas, o debate atinge uma ampla camada da (...)

FELICIANO, ALIADO DE DILMA

Um racista e homofóbico na presidência da Comissão de Direitos Humanos

06 Apr 2013 | Não é de hoje que o governo Dilma leva adiante os interesses dos setores mais reacionários da sociedade no que se refere às questões democráticas. Desde sua candidatura, Dilma já vinha declarando ser contra o direito ao aborto, alegando ser este uma “violência à mulher†(...)

SANTA MARIA

Massacre em Santa Maria e a miséria que o capitalismo reserva àjuventude!

08 Feb 2013 | O incêndio ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro na casa noturna Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou até agora 234 jovens mortos e cerca de 140 feridos (dentre os quais pelo menos 75 continuam em estado grave), não se tratou de um acidente ou uma (...)

EDITORIAL

Na vida real, segue o país do suor, dos explorados e da violência policial

02 Nov 2012 | Cidades que não podem ser maquiadas: trabalho terceirizado e rotativo, acidentes nos canteiros de obras, endividamento crescente e inflação, transporte caótico e privatizado. Hospitais que adoecem, e uma educação feita sob medida para não se ensinar, e muito menos aprender. (...)

EDITORIAL

MAIS vantagens aos empresários, MENOS direitos aos trabalhadores

15 Sep 2012 | A organização independente dos trabalhadores para expulsar a burocracia sindical de suas organizações, a luta ideológica contra o mito do Brasil-potência, a necessidade de agitar grandes campanhas pelos direitos dos trabalhadores e contra os ataques do governo e dos patrões para (...)

Repressão e democracia dos ricos no Brasil

28 Feb 2012 | Fatos recentes, como a repressão aos estudantes da USP a expulsão de moradores e usuários na Cracolândia, o desalojamento de milhares de pessoas na ocupação urbana do Pinheirinho, a consolidação das UPPs, assim como os motins policiais no Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, trouxeram (...)

CAMPINAS

150 merendeiras terceirizadas tomaram as ruas de Campinas

16 Jan 2012 | Nessa última sexta, 13 de janeiro, cerca de 150 merendeiras terceirizadas das creches e escolas municipais, estaduais e Unicamp tomaram as ruas do centro de Campinas junto a seus filhos e chamaram a atenção de quem passava com um forte ato em protesto pelo pagamento de seus (...)

DILMA, BURGUESIA E BUROCRACIA SINDICAL JUNTOS PELA "INDÚSTRIA NACIONAL"

Brasil maior: um plano a serviço dos grandes empresários

11 Aug 2011 | No último 2 de agosto, dia em que os holofotes do mundo todo estavam girados para o acordo firmado entre republicanos e democratas para a elevação da dívida norte-americana, no Brasil, Dilma apresentava o Plano Brasil Maior enquanto parte de seu arsenal para buscar frear e (...)

ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO

A crise de Campinas e o gerenciamento capitalista dos grandes negócios

03 Jun 2011 | Nas últimas semanas, um grande esquema de fraudes, irregularidades e propinas nas licitações públicas em Campinas veio a tona em uma mega-operação do Ministério Público Estadual de São Paulo. Membros do alto escalão do governo, entre eles a chefe de gabinete e primeira-dama da (...)

NACIONAL

Jirau e os conflitos do PAC

29 Apr 2011 | No último mês, o Brasil-potência, tão belo e justo como tentam nos vender, teve sua imagem um pouco modificada. Mãos calejadas resolveram deixar claro o que são suas vidas e a realidade desse país. Após a imagem do fogo dos ônibus, escritórios e dos alojamentos em Jirau, (...)

EDITORIAL

Brasil potência que avança e de classe média ou Brasil precário e das tragédias?

06 Feb 2011 | Dilma inicia seu governo se apoiando nos baixos índices de desemprego e no sentimento de “que a vida está melhorando†por parte dos trabalhadores e do povo pobre. Porém, as notícias que marcam os primeiros passos desse governo são emblemáticas: enquanto o povo da região serrana (...)

EDITORIAL

Mais uma eleição em uma “democracia†onde os interesses dos ricos estão garantidos e dos lutadores proibidos

12 Aug 2010 | De dois em dois anos os trabalhadores são chamados a cumprir uma “grande missão pelo país: escolher seus governantes†, assim corre a propaganda oficial do TSE e as iniciativas da grande mídia. Com os recorrentes escândalos de corrupção não há promessas e maquiagem dos (...)

CÓDIGO FLORESTAL

"Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento"... para a velha oligarquia

14 Jul 2010 | Nas últimas semanas esteve em debate na Câmara dos Deputados modificações no Código Florestal Brasileiro. Na defesa intransigente destas mudanças, que só servem aos ruralistas, esteve o ´´comunista´´ Aldo Rebelo, deputado federal pelo PCdoB/SP e relator da Comissão especial que (...)

MEIO AMBIENTE

"Sustentabilidade" e destruição ambiental no Brasil de Lula

23 Feb 2010 | O governo Lula tem buscado conquistar projeção internacional com o biodiesel enquanto um modelo de “sustentabilidade†frente à atual crise ecológica que atravessamos no mundo. O presente artigo procura discutir as contradições e mitos sobre o Brasil verde de Lula, marcado pelo (...)

CRISE AMBIENTAL

Por onde começar a resposta?

18 Jul 2009 | Secas, furacões, tsunamis, e milhares de vidas perdidas. Destruição da biodiversidade em todos os continentes. 3 bilhões de pessoas vivendo sem saneamento básico. Gripe aviária na à sia, gripe suína na América Latina. A burguesia tenta transformar a crise ecológica, em um problema (...)