Dois dias, uma noite e o peso de um mundo

15 Feb 2015 | O filme belga de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Dois dias, uma noite†, é um retrato doloroso e profundamente real de como opera o capitalismo em tempos de crise.

A porta dos fundos das ideias dominantes

11 Feb 2015 | Há dois anos e meio, em 6 de agosto de 2012, era lançado no YouTube o primeiro programa do “Porta dos Fundos†. Em quinze minutos, os humoristas reuniram quadros curtos que tratavam de temas como prostituição, uso de drogas, câncer, religião, violência policial, corrupção (...)

Pagu: a literatura revolucionária sem rugas

08 Feb 2015 | A reedição do livro Pagu: vida-obra, ocorrida no segundo semestre do ano passado, é um acontecimento editorial que merece neste início de 2015, maior atenção por parte da esquerda brasileira. Organizado por Augusto de Campos, o livro que em 1982 saiu pela Brasiliense foi reeditado (...)

Após dez anos, Sleater-Kinney lança "No cities to love"

07 Feb 2015 | Dez anos depois, Sleater-Kinney está de volta, mostrando que sua música ainda tem um chão a percorrer. Em “No cities to love†, o oitavo disco da banda, elas mostram que seu ódio pelo estado de coisas dessa sociedade patriarcal, machista e capitalista não se (...)

Whiplash: reacionarismo àmoda americana

07 Feb 2015 | Enquadrado por uma fotografia intensa, Andrew, um jovem estudante de música é retratado no filme de Damien Chazelle em sua trajetória profissional como baterista de jazz, que se inicia com a entrada no Shaffer, retratado como o mais importante conservatório musical (...)

Estética e a Revolução cultural permanente

07 Feb 2015 | O conceito de Revolução permanente enquanto aspecto central do trotskismo, está longe de restringir-se aos âmbitos político e militar. Tais dimensões não se separam de uma radical transformação do modo de vida, em especial das formas de percepção da classe operária. A questão (...)

Stagium: a construção de um ballet com voz popular

06 Feb 2015 | Em plena ditadura civil militar surgia uma das mais importantes e contestadoras companhias de ballet do Brasil, a Stagium. Companhia fundada em 1971 por Decio Otero e Marika Gidali sob os olhos dos burros censores como diria o próprio fundador da (...)

Pride: lésbicas e gays em apoio aos mineiros

06 Feb 2015 | O nome do filme é Pride: orgulho. Um filme que emociona até as lágrimas, um filme poderoso que não tem o que perder. Pride se baseia na história do grupo LGSM (Lesbians and Gays Support the Miners), criado em 1984 em Londres para apoiar a grande greve dos mineiros britânicos (...)

Depois da chuva, a cortina de fumaça

26 Jan 2015 | O filme Depois da Chuva retrata, por meio da história do estudante Caio, a grande farsa da transição pactuada entre militares e oposição burguesa para acabar com a ditadura.

Carlos Contente: o sarcasmo apontado para os opressores

21 Jan 2015 | O novo nome na HQ nacional é Carlos Contente, carioca autor de Claudinho e Adolfo, uma ótima obra em que um Hitler moderno vem ao Brasil e fica maravilhado com a opressão estatal de nosso país

Há 86 anos de seu assassinato

Rosa Luxemburgo: lançar-se para mudar o curso da história

19 Jan 2015 | Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxembrugo era assassinada em Berlim junto a seus companheiros e camaradas. Uma de suas armas prediletas foi a palavra escrita, deixando uma obra extensa: artigos, panfletos de polêmica e teóricos. Depois de mais de meio século de ter suas obras (...)

Pierre Broué e as lições da luta pelo bolchevismo

18 Jan 2015 | Pierre Broué foi o mais importante historiador do bolchevismo, tendo dedicado um grande esforço para elaborar diversos trabalhos capazes de demonstrar as ideias, a prática, o percurso histórico desse que, até hoje, permanece sendo o mais importante partido revolucionário que a (...)

Os sons do silêncio

14 Jan 2015 | A escritora desconfia das palavras, “o silencio es mi voz, é mi sombra, minha chave...†, diz. As palavras impõem-se ao silêncio, chegam para explicar, para evocar, para justificar e isso a asfixia.

Pablo: "Porque homem não chora" ou a culpabilização, sofrimento e morte das mulheres.

12 Jan 2015 | Segundo o site oficial do cantor, Pablo é conhecido como a "A voz romântica" e o "Rei da Sofrência". Com treze anos de carreira, 10 CDs e 4 DVDs é um cantor de sucesso no mercado musical com milhões de CDs vendidos e mais de 20 shows por mês. No ano passado lançou seu segundo (...)

Ramón Sampedro e o direito àmorte

11 Jan 2015 | O filme Mar Adentro conta a história de Ramón Sampedro, tetraplégico que, por 28 anos, lutou pelo direito ao suicídio. É uma história que nos coloca a questão: a quem pertence nossa vida?

A Ku Klux Klan e o capitalismo

04 Jan 2015 | A Ku Klux Klan, organização racista e anti-operária dos EUA, não é apenas um grupo marginal, mas sim uma grande organização influente que conta entre seus membros ex-presidentes, senadores e juízes.

O Trem de Lênin

04 Jan 2015 | Em março de 1917, Lênin embarca em um trem alemão para conseguir retornar à Rússia e dirigir a primeira revolução operária vitoriosa da história. A série televisiva italiana Il Treno di Lenin (O trem de Lênin) conta essa (...)

Carolina de Jesus – uma voz necessária

31 Dec 2014 | Em 2014 completa-se o centenário de Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra e moradora de uma favela a ser reconhecida no Brasil. Sua obra, envolta em muitas contradições, é uma herança fundamental para nós.

Isadora Duncan, uma dançarina do futuro

29 Dec 2014 | Isadora Duncan considerava sua arte como um esforço para expressar, em gestos e movimentos, a verdade do seu ser. Desde o começo de sua vida, nada mais fez que dançar sua própria vida; quando criança dançava espontaneamente sobre coisas que cresciam a sua volta; adolescente, (...)

Os relatos selvagens de cada dia

28 Dec 2014 | O novo longa metragem argentino Relatos Selvagens traz o retrato de uma sociedade bestializante, onde o indivíduo, submetido a todas as pressões, pode se tornar o próximo algoz ou vítima dessa engrenagem.

Cabra marcado para morrer – arte e luta no campo brasileiro

27 Dec 2014 | Em 2014 completam 30 anos de Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, um filme interrompido pelo golpe e retomado 17 anos depois, que mostra a luta dos camponeses contra o latifúndio e a repressão sanguinária da ditadura contra (...)

Um ano após junho de 2013, arte marginal é discutida e não-artistas são autores de obras que não conseguem ter acesso

25 Dec 2014 | Enquanto acontecia a polêmica Bienal de São Paulo, que fez de tudo para tentar representar os conflitos políticos mais latentes no mundo evidenciando a coletividade, os oprimidos e os não-artistas, o Victoria and Albert Museum em Londres apostou em uma exposição sobre (...)

A propósito do Natal

As origens do cristianismo segundo o marxismo

24 Dec 2014 | As origens históricas do cristianismo foram e continuam sendo um tema difícil de abordar. As fontes de informação sobre as primeiras comunidades religiosas são majoritariamente cristãs e estão nas mãos do clero, que realizou um cuidadoso trabalho de seleção, mesclando teologia e (...)

Deadfish: Há Dez anos de “Zero e Um†segue o chamado a Urgência de estar vivo!

23 Dec 2014 | Seja pela atualidade da mensagem ou por sua presença ainda marcante, não parece que se completam 10 anos de “Zero e Um†, dos Capixabas do Deadfish.

Uma resenha sobre a obra de Isaac Asimov

Cuba e as Cavernas de Aço - semelhanças e diferenças

22 Dec 2014 | Isaac, nascido na Rússia em 1920, mas criado e naturalizado norte-americano a partir dos três anos de idade, foi um dos grandes impulsionadores da própria literatura de ficção-científica, sendo o pai do gênero da robótica e ainda transitando entre o espaço sideral e seres (...)

Mais publicações: 0 | 25 | 50 | 75 | 100 | 125