Internacional

XIV CONGRESSO DO PTS

Congresso do PTS lança campanha contra a dívida e vota pré-candidatos para fórmula presidencial

22 Jun 2014   |   comentários

O XIVº Congresso do PTS, que está em sessão na Cidade de Buenos Aires desde a sexta-feira, dia 20/6, votou por unanimidade na sessão de hoje (21/6) lançar uma “campanha nacional pelo não pagamento da dívida externa†e a exigência de “uma consulta popular vinculante para que seja o povo que decida†.

O XIVº Congresso do PTS, que está em sessão na Cidade de Buenos Aires desde a sexta-feira, dia 20/6, votou por unanimidade na sessão de hoje (21/6) lançar uma “campanha nacional pelo não pagamento da dívida externa†e a exigência de “uma consulta popular vinculante para que seja o povo que decida†. Nos fundamentos da resolução se coloca que “a extorsão não só vem dos fundos abutres, mas da mecânica do conjunto da dívida externa. Não defendemos o não pagamento como uma medida isolada, mas como parte de um programa integral de soberania nacional contra o imperialismo, que inclui a criação de um banco nacional único e a nacionalização do comércio exterior†.

Da mesma forma, e depois de uma rica deliberação por parte dos delegados deste Congresso, resolveu-se por unanimidade postular como pré-candidatos pra integrar a fórmula presidencial da Frente de Esquerda, em vista das eleições de 2015, o deputado nacional Nicolás Del Caño, o deputado por Buenos Aires Christian Castillo, a senadora de Mendoza, Noelia Barbeito, e o dirigente histórico da fábrica Zanon e ex-legislador por Neuquén, Raúl Godoy. Nos fundamentos desta resolução o Congresso do PTS coloca que “tanto o partido de Governo como a oposição patronal da Frente Renovadora, o FA-Unen, o PRO e a centroesquerda já começaram a postular seus candidatos para suceder Cristina Fernández, enquanto possuem um grande acordo em seguir pagando a dívida externa às custas do sacrifício do povo trabalhador. Ratificamos nosso apoio àconstrução da Frente de Esquerda, a única coalizão política nacional que defende a independência política dos trabalhadores. Por isso nos colocamos àdisposição de nossos aliados da FIT a postulação destes pré-candidatos.

O Congresso do PTS começou a sessionar na sexta-feira 20/6 e culminará no domingo dia 22/6. Participam do mesmo mais de trezentos delegados de todo o país, entre os quais se encontram dirigentes operários de importantes metalúrgicas, da indústria da alimentação, gráficas e engenhos açucareiros, junto com professores, trabalhadores municipais, e estudantes secundaristas, técnicos e universitários. O PTS cresceu 40% em sua militância desde o Congresso anterior, em abril de 2013. Na sessão do domingo se deliberará ao redor da saída de um jornal diário digital, e se elegerá a nova direção do partido.

Pré-candidatos para integrar a fórmula presidencial da Frente de Esquerda:

Nicolás Del Caño, deputado nacional por Mendoza, 34 anos.

Christian Castillo, deputado estadual por Buenos Aires, 47 anos.

Noelia Barbeito, senadora pelo estado de Mendoza, 32 anos.

Raúl Godoy, histórico dirigente da cerâmica neuquina Zanon sob gestão operária e ex-legislador provincial por Neuquén, 48 anos.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo