http://ler-qi.org/IMG/pdf/jornal_per.pdf] {{SUPLEMENTO ESPECIAL DO GRUPO DE MULHERES PÃO E ROSAS}}" />

Gênero e Sexualidade

LANÇAMENTO

"A precarização tem rosto de mulher" é lançado no próximo dia 09 de março

07 Mar 2013   |   comentários

No próximo dia 09 de março haverá o lançamento da 2ª edição do livro "A precarização tem rosto de mulher" das Edições ISKRA, que conta a história de luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da limpeza da USP. Nos anos de 2005 e 2011, a categoria organizou importantes greves contra as péssimas condições de trabalho e os baixos salários, bem como levantou a reivindicação de efetivação dos terceirizados. Em ambos processos de luta a (...)


No próximo dia 09 de março haverá o lançamento da 2ª edição do livro "A precarização tem rosto de mulher" das Edições ISKRA, que conta a história de luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da limpeza da USP. Nos anos de 2005 e 2011, a categoria organizou importantes greves contra as péssimas condições de trabalho e os baixos salários, bem como levantou a reivindicação de efetivação dos terceirizados. Em ambos processos de luta a unidade com estudantes e professores foi fundamental. Também nestas lutas destacou-se o papel das mulheres, demonstrando que a maioria dos postos de trabalho precários da Universidade são preenchidos pela mão de obra feminina.

Entrevistas com trabalhadoras das fábricas na Argentina e um artigo sobre a luta das mulheres na à ndia também compõe esta edição, que conta com uma apresentação do Juiz do Trabalho e professor da Faculdade de Direito da USP, Jorge Luiz Souto Maior, bem como apresentações das professoras de Serviço Social, Maria Beatriz Costa Abramides (PUC-SP) e Claudia Mazzei Nogueira (UFSC).

O livro é de autoria de Diana Assunção, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) e uma das funcionárias perseguidas politicamente pela Reitoria da USP e pelo Ministério Público no caso dos 72 estudantes e funcionários denunciados pela ocupação do prédio da instituição.

O lançamento ocorrerá no sábado dia 09, às 16h na Casa Socialista "Karl Marx" de Cultura e Política, na Praça Américo Jacomino, nº 49, em frente àestação de Metrô Vila Madalena - São Paulo. Na mesa de debate estará a autora Diana Assunção, também integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas e Silvana Ramos, liderança da luta das trabalhadoras terceirizadas da USP. O livro estará àvenda por R$ 15,00.

Artigos relacionados: São Paulo Capital , Gênero e Sexualidade









  • Não há comentários para este artigo